Grupo composto por comunidades rurais do município fecham rodovia de acesso às mineradoras CMOC e Mosaic em busca de diálogo sobre os impactos de sua ação sobre a população local. Pequenos proprietários de terra pedem o fim das judicializações e a justa indenização por suas terras.
Nesta quarta-feira (5), mais de 40 organizações da sociedade civil e movimentos sociais do Mato Grosso divulgaram carta em que repudiam a possibilidade de indicação de nome ligado ao agronegócio para assumir a superintendência do INCRA-MT. O documento cobra a nomeação, para o cargo, de uma pessoa comprometida com a Reforma Agrária.
Leia na íntegra:
O Seminário é o primeiro ato conjunto de trabalho previsto no acordo assinado com a CPT neste ano e debateu políticas de fortalecimento e amparo às populações do campo e da floresta
Por Assessoria de Comunicação Social da DPU
Foto: Mário Manzi/CPT
Tramita na Câmara dos Deputados uma Medida Provisória, proposta durante o governo Bolsonaro, que busca aprovar concessões de florestas públicas para fins comerciais. A MP 1151/2022, prevê a comercialização da biodiversidade e de créditos de carbono - permissões para emissão de gases poluentes de acordo com o custeio de projetos de proteção ambiental. Se aprovada, empresas obterão uma concessão por décadas, convertendo manejo florestal em ativo ambiental, entre outros impactos.
Lideranças indígenas, do Baixo Tapajós, estiveram na capital federal para apresentar pautas como demarcação das terras, promoção de políticas de proteção aos povos originários e acesso a serviços de saúde e educação escolar indígenas
Festividade realizada em José Boiteux (SC), no último domingo (26), incluiu Santa Missa, caminhada e partilha de alimentos com o intuito de fortalecer o compromisso no cuidado da Casa Comum e promover a sustentabilidade. A iniciativa ressaltou a importância da espiritualidade na preservação do meio ambiente e reforçou a necessidade de cooperação e solidariedade para construir um mundo mais justo e sustentável.