Festividade realizada em José Boiteux (SC), no último domingo (26), incluiu Santa Missa, caminhada e partilha de alimentos com o intuito de fortalecer o compromisso no cuidado da Casa Comum e promover a sustentabilidade. A iniciativa ressaltou a importância da espiritualidade na preservação do meio ambiente e reforçou a necessidade de cooperação e solidariedade para construir um mundo mais justo e sustentável.
Mário Manzi com informações da CPT Regional Santa Catarina
Fotos: CPT Regional Santa Catarina
No último domingo, dia 26 de março de 2023, a Paróquia São Sebastião, localizada em José Boiteux (SC), promoveu uma celebração com o tema "Espiritualidade da Terra, da Água e do Pão". A programação teve início às 08h da manhã com a participação de diversas pessoas da comunidade local.
A celebração teve como objetivo principal refletir, louvar, agradecer e fortalecer o compromisso no cuidado da Casa Comum, visando oferecer às gerações atuais e futuras acesso à água potável, à terra recuperada e preservada, bem como ao alimento limpo e de qualidade para todos que precisam. A cerimônia lembrou datas importantes como o Dia Mundial da Água (22/03) e o Dia Mundial da Terra (22/04); além de reforçar os ideais da Campanha da Fraternidade deste ano.
A programação incluiu a realização de uma Santa Missa, que teve como tema central a importância da espiritualidade na preservação do meio ambiente e na promoção da sustentabilidade. Durante a missa, foram realizadas diversas leituras e reflexões sobre o tema, além de orações e cânticos que reforçaram a importância do cuidado com a natureza.
Após a missa, foi realizada uma caminhada em meio à natureza, com o intuito de contemplar a beleza da criação e refletir sobre a importância da preservação ambiental. Durante a caminhada, os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre sustentabilidade, bem como de conversar sobre formas de contribuir para a proteção do meio ambiente.
Por fim, a celebração foi encerrada com a partilha de alimentos trazidos pelas pessoas participantes. O momento foi marcado por gestos de solidariedade e fraternidade, fortalecendo os laços de comunhão e cooperação entre os presentes.
A celebração "Espiritualidade da Terra, da Água e do Pão", foi um momento de reflexão, louvor, agradecimento e compromisso com o cuidado da Casa Comum. A iniciativa ressaltou a importância da espiritualidade na preservação do meio ambiente, bem como reforçou a necessidade de cooperação e solidariedade na construção de um mundo mais justo e sustentável.
Assista o vídeo da celebração: