“Eu quero ver, eu quero ver, acontecer a transformação através da organização, luta e resistência do povo de Deus”, é o tema desse evento de troca de saberes entre os povos da região norte do Mato Grosso, e o lema é “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo”. (Ex 3,7)
Texto: Assessoria de Comunicação da CPT
Imagens: Juliana Pesqueira - Proteja Amazônia
O segundo Intercâmbio dos Grupos e Comunidades Acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) no norte do Mato Grosso teve início nesta sexta-feira, 18, com uma celebração conduzida pelo padre Luiz Cláudio, da região do Araguaia. O momento celebrativo destacou três elementos: Luta, Terra e Frutos, como uma forma de fortalecer as conquistas dessas comunidades.
Os/as participantes do encontro foram recebidos e recebidas com uma mística inspirada na canção "Na cuia de nossas mãos", quando as comunidades foram convidadas a partilhar suas palavras de expectativa para o evento. Também foi feita a leitura da Carta Aberta dos Mártires, escrita pelo bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e um dos fundadores da Pastoral da Terra, Dom Pedro Casaldáliga.
LEIA TAMBÉM: Reencontros da CPT de Mato Grosso
A Nova Conquista: Terra para quem nela quer trabalhar!
Nota Pública da CPT Mato Grosso sobre o assassinato do militante Edmar Valdinei
No Norte de Mato Grosso, CPT lança dados sobre conflitos no campo brasileiro
Encontro anterior
Em setembro do ano passado, as 96 famílias do Assentamento Nova Conquista II, situado em Novo Mundo, receberam cerca de 350 pessoas dos acampamentos 5 Estrelas, Boa Esperança, Renascer e Irmã Dorothy, PDS Tabapoã, e o Grupo de Mulheres da Comunidade Canarinho para a primeira edição do Intercâmbio dos Grupos e Comunidades Acompanhadas pela CPT.
Naquele momento, realizar o encontro no Nova Conquista foi emblemático, pois, assim como em diversas outras áreas, as famílias daquela localidade vivenciavam um longo imbróglio judicial. E para os/as membros do assentamento, receber aquelas centenas de pessoas foi uma forma de trocar forças e energias.
::. Confira mais imagens do Intercâmbio: