Em Nota, o Fórum de Direitos Humanos e da Terra e a Comissão Pastoral da Terra se manifestam sobre a longa espera das famílias da Gleba Gama, no município Guarita (MT), para serem assentadas. "Estas famílias vivem há mais de 15 anos debaixo de barracos de lona, sofrendo todo tipo de violência e abandono por parte do Estado, esperando que a Justiça possa fazer valer o direito constitucional". Confira o documento na íntegra:

O Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso e a Comissão Pastoral da Terra (CPT-MT) vêm a público esclarecer sobre fatos noticiados nos últimos dias na imprensa sobre a possibilidade de criação de novos assentamentos em parte da área de terra da Gleba Gama, município de Nova Guarita (MT), área pertencente à União.

Desde 2009, a União, através da Advocacia-Geral da União (AGU), propôs Ações Reivindicatórias na Justiça Federal de Sinop (MT) visando a retomada de várias áreas da Gleba Gama, ocupadas ilegalmente. Após longo período e, respeitando todo o direito de defesa dos ocupantes irregulares, em dezembro de 2019 o juiz da 2ª Vara da Justiça Federal de Sinop sentenciou 10 destes processos, reconhecendo que as áreas são de propriedade da União, antecipando a tutela para emitir à União na posse das mesmas no prazo de 120 dias.

As Ações Reivindicatórias foram propostas tendo em vista que o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária desde o ano de 2008 declarou interesse público nas áreas da Gleba Gama para serem destinadas à criação de assentamentos, para que as mesmas cumpram efetivamente sua função social.

A luta das famílias acampadas para serem assentadas nestas áreas pertencentes à União, e, consequentemente, ao povo brasileiro, teve início em 2003, sendo as primeiras famílias assentadas em 2005, a exemplo do Assentamento Raimundo Vieira. Desde então, as famílias que não foram assentadas continuaram acampadas, no Acampamento Renascer, às margens da MT-410.

Estas famílias vivem há mais de 15 anos debaixo de barracos de lona, sofrendo todo tipo de violência e abandono por parte do Estado, esperando que a Justiça possa fazer valer o direito constitucional. Contudo, mesmo frente a esta realidade, nunca desistiram de lutar, sempre buscando e cobrando seus direitos. Insta salientar que a maioria das famílias hoje acampadas são moradoras do município de Nova Guarita.