COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Atividade faz parte do Fospa em Movimento e será realizada no dia 5 de agosto. À ocasião será realizado debate sobre os casos de conflitos emblemáticos abordados pelo Atlas, que tem lançamento programado para o dia 23 de setembro.

Por Mário Manzi - Assessoria de Comunicação CPT

Em preparação ao lançamento do Atlas de Conflitos Socioterritoriais Pan-Amazônico e como parte das atividades da Iniciativa de Ação “Cadernos sobre Conflitos Pan-Amazônicos” do IX Fórum Social Panamazônico - dentro da proposta Fospa em Movimento -, será realizada transmissão ao vivo , sob o tema Mapeamento de Conflitos: uma ferramenta para a Defesa e Proteção da Amazônia e de seus Povos.

A live será transmitida, às 17 horas de Brasília, por meio dos canais do Facebook de @FospaOficial @contagioradio @aler.satelital, com retransmissão pela @CPTNacional. A transmissão vai discutir o processo de construção do Atlas, com recorte no mapeamento de conflitos realizado pelas organizações participantes, quais sejam: Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Brasil, Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Terra e Território na Amazônia (Gruter) da Universidade Federal do Amapá - Brasil; Centro de Investigación y Promoción del Campesinado (CIPCA) - Bolívia; Federación Nacional de Mujeres Campesinas Bartolina Sisa - Bolívia; Instituto del Bien Común - de Peru; de Asociación Minga - Colômbia; e Universidad de La Amazonia - Colômbia.

À ocasião será realizado debate sobre os casos de conflitos emblemáticos abordados pelo Atlas, que tem lançamento programado para o dia 23 de setembro.

Fospa em Movimento

A nona edição do Fórum Social Panamazônico (IX Fospa), que ocorreria entre os dias 22 e 25 de março, sofreu processo de reformulação em decorrência do cancelamento do evento por conta do novo coronavírus. A intenção de manter em permanente movimento as propostas de reflexão e as iniciativas de ação anteriormente programadas, culminou na proposição  de uma série de atividades virtuais para o segundo semestre de 2020. A emergência sanitária causada pela pandemia de Covid1-9 impossibilitou a realização presencial do Fospa, que seria sediado na cidade de Mocoa, Distrito de Puntumayo, na Amazônia colombiana.

Fospa emite comunicado sobre proposta de ações virtuais

Ao todo há 11 iniciativas de ação registradas até o momento. Tais iniciativas, chamadas de IdeAs possuem dinâmica própria e são autônomas. Entre elas está a iniciativa de mapeio de conflitos em quatro dos nove países abrangidos pela Amazônia.

Fospa lamenta e repudia assassinato de líder camponês na Colômbia

Objetivos das Rodas de Conversa - Fospa em Movimento:

  1. Fortalecer a articulação de organizações e comunidades da Amazônia em torno do Fospa
  2. Gerar leituras coletivas de contexto em termos dos temas abordados por cada idéia
  3. Aprofundar nas propostas de ação e projeção de cada uma das ações da IdeA Fospa
  4. Criar espaços de reunião virtuais que permitam a um amplo público entender a dinâmica da IdeA Fospa
  5. Avanços nos espaços de reflexão coletiva na chave do compromisso metodológico da IX Fospa
  6. Denunciar violência e crimes ambientais, quanto suas causas e seus causadores;
  7. Tornar visíveis os povos, costumes e suas ameaças.

Fospa exige ação imediata dos governos ante o etnocídio dos povos amazônicos

SERVIÇO

Live: Mapeamento de Conflitos: uma ferramenta para a Defesa e Proteção da Amazônia e de seus Povos

5 de agosto de 2020

15h Colômbia | Peru | Equador

16h Bolívia | Venezuela | Guiana

17h Brasil | Suriname | Guiana Francesa

Transmissão:

https://www.facebook.com/FospaOficial

https://www.facebook.com/contagioradio

https://www.facebook.com/aler.satelital

https://www.facebook.com/CPTNacional

 

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir 

Attachments:
Download this file (esp Mapeamento de conflitos socioterritoriais na Panamazônia é tema de live.pd)Mapeamiento de conflictos socioterritoriales en la Panamazonía, es tema de webin[Mapeamiento de conflictos socioterritoriales en la Panamazonía, es tema de webinar]403 kB