No início da manhã desta quinta-feira, 30 de maio, ocorreu, na Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Araguaína – Centro de Ciências Integradas (Unidade Cimba), a 1ª Feira de Produtos da Agroecologia com produtores da Comunidade Ilha Verde.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CPT
Imagem: CPT Araguaia-Tocantins
Atingida pela Usina Hidrelétrica de Estreito, a Comunidade Ilha Verde ocupou uma área do consórcio da hidrelétrica em 2013 e está ameaçada de despejo. É uma comunidade liderada por mulheres e que desenvolve uma agricultura agroecológica.
Elas mantêm uma feira todos os sábados em Babaçulândia (TO). Nesta quinta-feira, com o ato em defesa da educação e contra os cortes do governo federal, a comunidade ofertou produtos agroecológicos para alunos e alunas e professores.
A feira contou com produtos como: rúcula, cheiro Verde, pimenta malagueta, mamão, coco babaçu, limão, abóbora, alface, mandioca, banana, farinha, azeite de coco e outros.
LEIA TAMBÉM: Com mais de 90 bancas, Feira Agroecológica do FAMA reúne produtos do campo e da cidade
A comunidade é acompanhada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), e a feira é promovida em parceria com o movimento e com a UFT através do Núcleo de Agroecologia do Campus de Araguaína (Neuza).