Evento acontece entre os dias 27 e 30 de setembro no Reassentamento Prata, zona rural da cidade.
(Texto/Imagem: Bruno Alface, pela Articulação Tocantinense de Agroecologia – ATA)
Com o tema ‘’Agroecologia: Alimentando e Unindo o Campo e a Cidade’’, o 4º Encontro Tocantinense de Agroecologia reunirá mais de 300 pessoas entre os dias 27 e 30 de setembro de 2018 no Reassentamento Prata, zona rural da cidade de Porto Nacional (TO). Participantes de todo o estado do Tocantins são esperados no evento, que realizará uma Feira de Sabores e Saberes aberta ao público no sábado (29), a partir das 14h.
A riqueza da diversidade cultural de seu público é característica forte do Encontro, que reunirá agricultores e agricultoras familiares de comunidades tradicionais e povos originários, como quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, povos indígenas, ribeirinhos, pescadores artesanais, e também integrantes de movimentos sociais, cooperativas, associações e sindicatos que atuam no campo da agroecologia. Vale destacar a participação das mulheres e das juventudes rurais, que possuem especial importância na construção de processos agroecológicos e do próprio encontro.
Com o objetivo de promover trocas de conhecimentos e práticas e a integração de iniciativas relacionadas ao campo da promoção da agroecologia no Tocantins, o Encontro será permeado por atividades formativas, rodas de conversa, atividades culturais e oficinas. A novidade da programação desta quarta edição do evento fica por conta da ‘’Feira de Sabores e Saberes’’, que pela primeira vez será aberta ao público externo.
Mas, afinal, o que é Agroecologia?
Segundo o Dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Ministério da Saúde, cada brasileiro consome mais de 7 litros de agrotóxico por ano. Ainda segundo o estudo, pesquisas apontam que o consumo de agrotóxicos podem causar uma série de doenças, como a infertilidade, problemas motores e neurológicos. Diante deste cenário catastrófico, a agroecologia apresenta-se como uma alternativa possível para transformação do modus operanti da produção agrícola e econômico de nosso país.
A Articulação Tocantinense de Agroecologia (ATA), organização promotora do Encontro, acredita que a Agroecologia deve ser compreendida como uma ciência, uma prática e também um movimento, apresentando um caminho possível para o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.
As práticas agroecológicas contribuem para a preservação de nossos recursos naturais e de nossos povos tradicionais, para a promoção da soberania alimentar e com a produção de alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos, que proporcionem condições de vida digna para as populações do campo e da cidade.
SAIBA MAIS: Carta do III Encontro Tocantinense de Agroecologia
Comunidade Malhadinha recebe o II Encontro Tocantinense de Agroecologia
Camponeses e camponesas trocam experiências no I Encontro Tocantinense de Agroecologia
Feira de Sabores e Saberes
Com o intuito de apresentar a população das cidades a Agroecologia como uma alternativa viável para transformação de nossos hábitos alimentares, de consumo e, principalmente, da nossa saúde, será realizada no sábado (29) a Feira de Sabores e Saberes do 4º Encontro Tocantinense de Agroecologia. A programação da feira conta com uma mesa redonda de abertura, troca de sementes, feira de Produtos Orgânicos Agroecológicos e uma Noite de Apresentações Culturais. Confira, abaixo, os horários das atividades:
Programação aberta ao público | Feira de Sabores e Saberes
14h | Mesa redonda sobre Alimentação Saudável e os impactos dos Agrotóxicos na Saúde Humana e no Meio Ambiente
Participantes: Noeli Maria Sturmer, vice-presidenta da Associação Água Doce; Paulo Rogério Gonçalves, diretor executivo da APA-TO (Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins); e representante da Secretaria Estadual de Saúde
15h30 | Troca de Sementes crioulas
16h30 | Feira de Produtos Orgânicos Agroecológicos
A partir das 20h00 | Noite de Apresentações Culturais
Informações e contato para Imprensa:
(11) 9–9985–0378 | bruno@apato.org.br | Bruno Alface/ATA
(63) 3224–3219 | (63) 9–9956–9405 | Laudovina Pereira/ATA