Durante três dias, romeiros e romeiras participarão da 40ª Romaria da Terra e das Águas, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, que terá início na próxima sexta-feira (07). Essa tradição, que acontece desde 1977, conta com celebrações religiosas, atividades culturais e debates, dentre eles, sobre os atuais desafios da conjuntura sociopolítica do Brasil.
(Fonte: CPT Bahia)
“Vamos celebrar este especial momento de fé fazendo memória com os Mártires e com Jesus Cristo Libertador. [...] Sucessivos golpes estão sendo dados contra o povo, pelos que têm poder. É hora mesmo de romaria, de alimentar a esperança, a fé e compromisso dos pobres de Javé e de Jesus”, como afirma a Carta Convocatória dos romeiros e romeiras.
Este ano, a romaria tem como tema “Com o bom Jesus, reconstruir a esperança a partir dos pobres”, dando continuidade também aos temas dos anos anteriores dedicados ao cuidado da natureza, em sintonia com a Campanha da Fraternidade de 2017, voltado aos biomas e aos povos que neles vivem e protegem.
Clique aqui e saiba mais sobre as Romarias da Terra e das Águas no Brasil
A Carta Encíclica “Laudato Si” do Papa Francisco convoca a todos e todas ao cuidado com “Nossa Casa Comum”, como também pontua a Carta Convocatória. “Toda pretensão de cuidar e melhorar o mundo requer mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e consumo, nas estruturas consolidadas de poder que hoje regem as sociedades. [...] Nossa irmã terra clama contra o mal que lhe provocamos por causa do isso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou”.
A organização do evento é da Comissão Pastoral da Terra – Bahia, Dioceses de Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Irecê, Barra, Caetité, Arquidiocese de Vitória da Conquista, Santuário Bom Jesus e organizações e movimentos populares.
Confira a programação geral da Romaria, que vai até o domingo, dia 09:
Mais informações: Comissão Pastoral da Terra – Bahia
Assessoria da Comunicação: (71) 3328-4672
CPT Bom Jesus da Lapa: (77) 3483-1143