João Zinclar, fotógrafo e militante das causas populares, que nos deixou em 2013, foi o nome escolhido para a equipe de comunicação do IV Congresso Nacional da CPT.
“Mudar o mundo é uma tarefa muito maior do que a fotografia. Mudar o mundo é ter milhões de pessoas na rua contra os opressores, contra as ditaduras, é isso que muda o mundo. E a fotografia, se ela quiser cumprir esse papel, tem que andar par e passo com esses movimentos, colocando realidades objetivas e subjetivas, porque não existe realidade absoluta” - João Zinclar (1957-2013)
Assim João definia seu ofício. Sempre colocou seu trabalho, seu olhar, a serviço do povo e das lutas do povo.
Um acidente entre o ônibus em que estava e um caminhão, quando voltava de um trabalho em Ipatinga (MG), tirou sua vida, no dia 19 de janeiro de 2013. Mas João está presente! Naqueles e naquelas que lutam e resistem nas causas e lutas que ele tanto retratou.
João Zinclar está presente no IV Congresso Nacional da CPT!
Ele registrou o último Congresso da CPT, em 2010, em Montes Claros. Nesse IV Congresso, João Zinclar é o nome da equipe de Comunicação. Assim, reafirmamos a sua presença e, também, a responsabilidade e o compromisso com as suas causas e com a sua obra.
Equipe de Comunicação João Zinclar – IV Congresso Nacional da CPT
Conheça mais da história de João Zinclar:
- NOTA DE PESAR PELA MORTE DE JOÃO ZINCLAR - Quando a arte e a militância se encontram
- Adeus a João Zinclar, o fotógrafo do Rio São Francisco
- O olhar revolucionário por trás das lentes do fotógrafo das lutas João Zinclar
- João Zinclar. Um ano sem ele