A fiscalização do Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou, no último dia 6, do complexo Agropecuácio Pindobas, em Brejetuba, ES, 22 trabalhadores, que viviam em um sobrado velho, em condições degradantes de trabalho. Um deles estava com pneumonia e não tinha acesso a cuidados médicos. A propriedade pertence ao grupo Itapemirim, do empresário e deputado federal Camilo Cola.
Em agosto, na Fazenda Cruzeiro Novo, município de Conceição do Araguaia, a liderança do acampamento São José, Joacir Fran Alves Mota, sofreu ameaças por parte de pistoleiros travestidos de policias.. A fazenda, ao que tudo indica é de propriedade do ex Deputado Federal e atualmente Deputado Estadual do Espírito Santo, Nilton Baiano
A imprensa do estado se nega a veicular estas informações.
Veja abaixo a nota emitida, em agosto, pela CPT, Sindicato e trabalhadores, sobre as ameaças no Pará.Fazenda do deputado Nilton Baiano é ocupada por trabalhadores sem terra, no Pará.
Lideranças acampadas dizem estarem sendo intimidadas por pistoleiros.
A fazenda Cruzeiro Novo, de aproximadamente 2.810,120 hectares, foi ocupada inicialmente em maio de 2010, por cerca de 45 famílias que montaram acampamento em uma pequena área da fazenda. Desde então passaram a pleitear junto ao INCRA que fosse feita a vistoria da mesma, pois é aparentemente improdutiva. Entretanto como a área estava ocupada a vistoria nunca foi feita. O deputado Nilton Gomes, conhecido como Nilton Baiano, ingressou com ação de reintegração de posse na vara agrária de Redenção e, em novembro de 2010, o juiz deferiu liminar concedendo a desapropriação.
No Estado do Pará, apenas o batalhão da tropa de choque de Belém é autorizado a fazer o despejo, o que depende da liberação do Governador do Estado. Mesmo assim, no dia 25 de dezembro de 2010, feriado de natal, por volta do meio dia, sete homens encapuzados e fortemente armados despejaram as 45 famílias do acampamento São José. Entre os sete foram reconhecidos pistoleiros do deputado e policiais. Mesmo despejados uma primeira vez, as famílias voltaram a ocupar a fazenda em janeiro de 2011, e eram frequentemente ameaçados por pistoleiros. Ainda no mês de janeiro um pistoleiro que estava alcoolizado foi até o acampamento usando um colete à prova de balas e um revólver, e atirou contra os acampados. Houve tiroteio e o pistoleiro foi atingido e acabou morrendo no local. Por esse fato dois trabalhadores foram presos. Joacir não estava presente no momento do tiroteio, e por ser um dos principais coordenadores está altamente ameaçado de morte pelo fazendeiro.
Entenda o caso
No dia 05 de agosto por volta das 19h00, na cidade de Redenção, estado do Pará, familiares do líder camponês Joacir Fran Alves Mota foram abordados por três homens que se diziam policiais de Conceição do Araguaia (PA). Joacir é membro da coordenação do Acampamento São José, localizado no município de Conceição do Araguaia, a 20 km da Vila Alacilândia. Os três homens abordaram a esposa de Joacir, que com insistência queriam saber sobre onde seu marido estava e onde era a residência do casal. Os supostos policiais insistiram ainda para que ela os levasse até a sua residência, e mostrasse alguns documentos relacionados ao conflito de terra, pois, estariam fazendo investigações. Com a recusa da esposa de Joacir, um deles a fotografou de dentro do carro sem sua permissão. Em seguida, os três homens se dirigiram à residência de outro familiar de Joacir, e quiser saber onde ele, Joacir, se encontrava, a rotina e composição da família, entre outras coisas.
Segundo informações, um dos homens usava uma camiseta da polícia e um coldre com uma arma. Eles estavam em um automóvel Voyage cor prata, sendo que esse mesmo veículo foi avistado pelos acampados tirando fotos na região do acampamento horas antes. Outro ocupante do carro, segundo os trabalhadores rurais da área, é um ex-policial, chamado Edemir, que já trabalhou como “segurança particular” na Fazenda Cruzeiro Novo, local onde foi montado o acampamento São José. A fazenda seria de propriedade do ex Deputado Federal e atualmente Deputado Estadual do Espírito Santo, Nilton Baiano.
Vale ressaltar que o clima na área do acampamento São José é extremamente tenso. Joacir já sofreu várias ameaças por parte de pistoleiros da fazenda, registradas na Delegacia Especial de Conflitos Agrários, DECA, de Redenção.
Esses fatos foram encaminhados à Ouvidoria Agrária Nacional, Delegacia Especializada em Conflitos Agrários – DECA e Ouvidoria da Policia Civil e Militar para a devida apuração.
Xinguara, 17 de agosto de 2011.
Comissão Pastoral da Terra – CPT da Diocese de Conceição do Araguaia
Comissão Pastoral da Terra – CPT/ES
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Conceição do Araguaia - STTR
Associação de Acampados São José, PA