Em consonância com o compromisso do Estado em erradicar o trabalho escravo, expressado no Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, o Governo do Tocantins, através da SECIJU, assumiu no dia 18 de janeiro o compromisso de realizar em prioridade, até o final de 2010, 10 ações para o fim da prática do trabalho escravo no Estado.
O documento foi assinado durante evento realizado no Palácio do Governo, em Palmas (TO), na noite de ontem, 28 de janeiro. Estavam presentes o sub-secretário e o superintendente de direitos humanos da SECIJU (Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado do Tocantins) e o frei Xavier Plassat, da coordenação da Campanha Nacional da CPT de Combate ao Trabalho Escravo.
Em consonância com o compromisso do Estado em erradicar o trabalho escravo, expressado no Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo, o Governo do Tocantins, através da SECIJU, assumiu ontem o compromisso de realizar em prioridade, até o final de 2010, 10 ações para o fim da prática do trabalho escravo no Estado. Dentre elas estão ações de divulgação e sensibilização, a fim de conscientizar a população e, dessa forma, inibir o aliciamento de trabalhadores e trabalhadoras; ações de capacitação, formando servidores públicos e promovendo acordos de cooperação com órgãos jurídicos a fim de combater essa prática; o atendimento às vítimas, com serviços de apoio a trabalhadores e trabalhadoras vítimas do trabalho escravo; além de projetos de prevenção através da educação, com a implementação do projeto "Escravo nem Pensar", visando a capacitação de professores e lideranças comunitárias em torno do tema. Ao final do evento foi exibido o filme “Frentes de Trabalho”.