Durante evento do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, Comissão Pastoral da Terra recebeu moção de agradecimento pelo “pioneirismo na implantação de medidas de combate ao trabalho no Mato Grosso”. Confira relato do agente da CPT-MT, Pastor Teobaldo Witter:
No dia 3 de fevereiro de 2016, às 9 horas, a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo de Mato Grosso (COETRAE/MT) realizou o evento em virtude do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo – lembrado no dia 28 de janeiro – em parceria com Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT). A atividade foi realizada no Auditório da SRTE , bairro do Porto, em Cuiabá, Mato Grosso.
Estiveram presentes autoridades do Ministério Público do Trabalho (MTE), do Judiciário, sociedade civil e a secretários de Direitos Humanos e do Trabalho e Emprego de Mato Grosso. Aconteceu uma exposição de fotos de Sérgio Carvalho, que retratou situações degradantes de alojamentos, condições de trabalho e de vida de trabalhadores resgatados da escravidão.
As falas da mesa de debates tiveram como foco principal a história recente do trabalho escravo no país, a Lista de Transparência sobre Trabalho Escravo Contemporâneo, as longas lutas e incansáveis de fazer valer a lei e a postura do Estado brasileiro em relação às mesmas.
O coordenador do Fórum Estadual de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso destacou a preocupação da instituição em relação ao resgate, a acolhida dos resgatados na sede da Pastoral do Migrante, que sempre está com superlotação, e às tramitações no Congresso Nacional que, por imposição do Agronegócio, quer mudar a lei que tipifica trabalho análogo ao escravo no Brasil.
Durante evento, a Comissão Pastoral da Terra do Mato Grosso (CPT-MT) recebeu uma moção de agradecimento da COETRAE/MT pelo “pioneirismo na implantação de medidas de combate ao trabalho no Mato Grosso”. A moção foi entregue pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorileo, ao agente da CPT, Pastor Teobaldo Witter, que agradeceu em nome de todas as pessoas que contribuem ou contribuíram com a CPT.