Mais de meio milhão de brasileiros e brasileiras votaram pelo limite da propriedade da terra no Brasil.
Dirceu Fumagalli, coordenador nacional da CPT, avalia que a realização do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra trouxe à sociedade o debate em torno da terra, da reforma agrária e da situação dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Resultado do Plebiscito será divulgado nos dias 18 e 19 de outubro.
Entrevista coletiva dia 2, em São Paulo, abre semana do 16º Grito e do Plebiscito Popular. A CNBB por meio de seus organismos sociais manifesta-se: “Convidamos os cristãos e cristãs das dioceses, paróquias, comunidades, movimentos a engajarem-se neste exercício de cidadania que será realizado na Semana da Pátria e especialmente no dia 7 de setembro, junto com o 16º Grito dos Excluídos/as (...), informação, formação e coleta dos votos”.
A menos de um mês do plebiscito, a campanha pelo limite da propriedade da terra ganhou um reforço inédito em Brasília. Mais de 40 representantes de pequenos empreendimentos ligados à economia solidária do Distrito Federal e do Entorno (região metropolitana do DF) e ao Projeto Bazar Solidário da Cáritas Brasileira aderiram à campanha e, pela primeira vez, vão atuar como boca de urna durante o plebiscito.
No dia 21 de agosto ocorrerá em Maceió o II Seminário de Formação e Preparação para o Plebiscito Popular pelo Limite da Terra. Nesta data se definirá como será a arrecadação de votos (onde, como, qual estrutura, quem...), qual será a agenda para a semana de 1º à 6 de setembro e o Ato do Grito dos Excluídos e Excluídas do dia 07 de setembro.
O Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa – CRDHDR, vem destacar que neste dia 19 de Agosto (Quinta- Feira), no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados em Brasília, se realizará a “6ª Conferência da Paz no Brasil”, evento promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC, com o apoio de diversas organizações da sociedade e órgãos dos poderes constituídos.