Cimi realiza Congresso em decorrência dos 50 anos de fundação do Conselho. A CPT, por meio de Carta Aberta, relembra a importância do organismo no processo de luta e de conquistas dos povos originários.
Foto: Maiara Dourado/Assessoria de Comunicação do Cimi
Leia a carta na íntegra:
Aos companheiros e companheiras do Conselho Indigenista Missionário-CIMI
O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor. (Lc 4, 18-19)
Nós da Comissão Pastoral da Terra - CPT Nacional, reunidos e reunidas no Conselho Nacional em Hidrolândia-GO, parabenizamos o CIMI por sua Missão de estar a serviço dos povos originários, ouvindo seus clamores e contribuindo no fortalecimento de processos de luta, na defesa de direitos e territórios.
São 50 anos de muita dedicação e de luta junto aos povos que historicamente sempre foram esmagados pelos colonizadores, pelo Estado burguês e pelo agronegócio, no enfrentamento a quem objetiva destruir não só seus territórios, mas tradição, cultura e espiritualidade.
Para além das ações deste governo genocida, que escolheu como foco de seu ataque os povos originários, é necessário destacar a reorganização dos diversos povos indígenas existentes em todas as regiões do Brasil, bem como suas lutas por Direito e em especial, contra o Marco Temporal.
O CIMI foi e é essencial nesse processo de luta e de conquistas dos povos originários. Nós da CPT somos parceiros do CIMI nesta luta, que se renova a cada dia, no caminho para construir uma sociedade mais justa e ecologicamente consolidada, com respeito às culturas, à existência dos povos nativos e à nossa Casa Comum. Estaremos sempre unidos nesse processo que promove e defende a vida em toda sua plenitude.
Que o Deus da vida os/as ilumine e os/as fortaleça a ter mais 50 anos pela frente nessa Missão!
Hidrolândia-GO, 09 de novembro de 2022.
Comissão Pastoral da Terra