Os bispos da Amazônia divulgaram nesta sexta-feira (5) um vídeo com um apelo aos líderes mundiais presentes na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) para que ouçam “o grito da mãe Terra e dos pobres que sofrem com os efeitos das mudanças climáticas”.
No vídeo, os bispos pedem “compromissos urgentes e audaciosos” para combater as mudanças climáticas e proteger a Amazônia e que “pressionem o governo brasileiro que se comprometa efetivamente com a defesa dos povos originários, das florestas e das águas”. Assista ao vídeo:
Com o vídeo, os líderes da Igreja na Amazônia pretendem mobilizar a sociedade e pressionar o governo brasileiro e outros atores que estão presentes na COP26 para adotar medidas concretas e urgentes de proteção à Amazônia.
Papa Francisco
Na terça-feira (2), o Papa Francisco enviou uma mensagem ao presidente da COP26, Alok Sharma, onde afirma que a “COP26 pode e deve contribuir ativamente para a construção consciente de um futuro onde as condutas cotidianas e os investimentos econômico-financeiros possam realmente salvaguardar as condições de uma vida digna da humanidade de hoje e de amanhã num planeta ‘saudável'”.
Segundo o Pontífice, “estamos todos conscientes da tarefa importante de mostrar a toda a comunidade internacional se realmente existe vontade política para destinar com honestidade, responsabilidade e coragem mais recursos humanos, financeiros e tecnológicos para mitigar os efeitos negativos das mudanças climáticas”.
Confira a mensagem aqui