O Atlas da Agricultura Familiar em Goiás apresenta o panorama dos agricultores familiares do estado.
TEXTO: CPT-GO
FOTO: Caio Barbosa - Assessoria de Comunicação da CPT Nacional
Elaborado pelos professores da Gabriel Medina (UNB) e Graciella Corcioli (UFG), Marcelo Gosch (INCRA) e Thiago Verano ( PPAGRO/ UFG), a segunda edição do "Atlas da Agricultura Familiar em Goiás" tem a função de apresentar, de maneira direta, como os agricultores familiares estão distribuídos nos 246 municípios do estado, apontando os mecanismos de organização social que utilizam para propiciar o desenvolvimento local.
O conjunto de Mapas Temáticos revela as diferenças regionais que influenciam no acesso às políticas públicas, bem como o processo de organização social que incide sobre o acesso à terra, ao crédito rural e à assistência técnica, entre outros. Por outro lado, revela a dinâmica própria dos agricultores familiares como uma categoria econômica distinta, cujas demandas devem ser entendidas no interior dessa especificidade.
A Comissão Pastoral da Terra regional Goiás acredita que a produção deste material contribuem para a compreensão da realidade das famílias camponesas do estado de Goiás.