A Comissão Pastoral da Terra (CPT) vem a público repudiar as agressões sofridas pela atriz Letícia Sabatella no dia 31 de julho, em Curitiba, Paraná, quando ela passava próximo a uma manifestação pró-impeachment. A Pastoral também se solidariza com Letícia e sua luta em favor da democracia no Brasil e da garantia dos direitos humanos.
As agressões partiram de pessoas que apoiam um retrocesso na política brasileira, em que a democracia está severamente ameaçada e direitos conquistados com muita luta estão sendo jogados na vala suja de um claro processo de golpe parlamentar. Para sustentar o golpe, usam das diversas artimanhas possíveis. Nas ruas, presenciamos manifestações de ódio e violência, com agressões físicas e verbais, como a sofrida por Letícia e várias outras pessoas que se manifestam contra o impeachment.
Este clima de incerteza e medo, de ataques repentinos nas ruas, que tolhe o direito de ir e vir com liberdade, não contribui para a superação dessa crise.
A democracia também exige, necessariamente, o respeito aos direitos fundamentais dos povos do campo e da cidade, como o direito à alimentação, à moradia, à terra, ao território e à vida digna. Reafirmamos nossa solidariedade e compromisso com Letícia e com todas as pessoas que são perseguidas por causa da luta por Justiça e Direitos Humanos.
Goiânia, 09 de agosto de 2016.
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Coordenação Executiva Nacional