A Mostra é composta de vinte quadros com fotos especiais que retratam o modo de vida e a cultura de convivência de povos e populações tradicionais em áreas de Reservas Extrativistas no Cerrado.
(CEDAC)
FACES DO CERRADO – Agroextrativismo Sustentável no Cerrado – conservação, modo de vida e culturas de convivência
São registros fotográficos feitos pelo fotógrafo goiano João Caetano, Cedac, Conab, entre outros, em comemoração aos 15 anos de existência do Cedac (Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado), da RCS (Rede de Comercialização Solidária e da Coopcerrado (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado).
A Mostra itinerante será divulgada nos 74 municípios que integram a Rede, envolvendo parceiros locais, entre estes, os Sindicatos de Trabalhadores Rurais e comunidades do Cerrado de Goiás, Tocantins, Bahia e Minas Gerais
Ampliando Horizontes
Hoje, cerca de 4 mil cooperados agricultores familiares e extrativistas de 4 estados (Goiás, MG, Bahia e Tocantins) estão ligados a RCS. A exposição tem como foco a divulgação da importância da economia social e ambiental invisível dos povos e populações agroextrativistas que manejam o Cerrado há séculos sem destruí-lo. Dentre os grupos envolvidos estão duas comunidades de Reserva Extrativista criadas em 2006, mas até hoje não regularizadas. Ambas no Estado de Goiás. A Reserva Extrativista Lago do Cedro em Aruanã e Recanto das Araras de Terra Ronca em São Domingos no Nordeste Goiano. Diversas outras estão em processo de criação no Cerrado.
Cedac – Criado em 2000, o Cedac, entidade que assessora tecnicamente a RCS e a Coopcerado na construção da agricultura orgânica e agroecológica, conquistou no ano passado, junto ao Ministério da Agricultura o direito de emitir a Certificação Orgânica Animal e Vegetal pelo Sistema Participativo de Garantia.
A RCS – Rede de agricultores familiares e extrativistas da Coopcerrado, tem uma agroindústria de baru e derivados com a marca Empório do Cerrado. São mais de 60 produtos processados. Já tem uma linha de produtos certificados como orgânica. Está em funcionamento também a Agroindústria de Farinha de Mandioca Orgânica. A Coopcerrado integra o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal.
Local: Cerrado Alimentos Orgânicos – Rua 10, (Avenida Universitária), número 342, Setor Sul. Próximo a Catedral Metropolitana de Goiânia.
Data: Dia 18-12-2015 (uma sexta-feira) às 20 horas.
Mais informações e contato para entrevistas
Carlos Pereira - (MTB-GO 1250)
Assessor de Imprensa - Coopcerrado- Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Assentados, Vazanteiros e Guias Turísticos do Cerrado.
(62) 3202-7515/ (62) 91008238
Site: www.emporiodocerrado.org.br
e-mail: imprensaemporiodocerrado@gmail.com
Facebook: Empório do Cerrado - Coopcerrado