No dia 24 de julho completaram-se 30 anos do martírio do Padre Ezequiel Ramin, assassinado em 1985 por defender indígenas e sem terra de Rondônia. Com isso, os Missionários Combonianos pedem apoio das comunidades para a abertura do processo de canonização de Ezequiel. Acesse a matéria e saiba como:
Os Missionários Combonianos, congregação de Ezequiel, e o povo de Rondônia organizaram materiais sobre a vida e obra do padre para serem distribuídos às comunidades e paróquias do Brasil afora. O Padre Rafael Vigolo, da Diocese de Porto Velho, explica a importância e o objetivo desses materiais. Confira abaixo:
Cremos que a vivência com entusiasmo das celebrações dos 30 anos do martírio de Ezequiel ajudará para o processo de canonização em que trabalhamos.
Neste sentido, há, em anexo, um formulário da Moção de Apoio para coletar assinaturas para sustentar o pedido de abertura do Inquérito Diocesano sobre o martírio do Padre Ezequiel Ramin, que será dirigido a Dom Bruno, Bispo de Ji-Paraná (RO), para que depois possa ser apresentado à Congregação para a Causa dos Santos.
Há ainda um questionário para colher a percepção das comunidades. Talvez as pessoas não consigam responder todas as questões, mas podem responder aquelas que se referem à continuidade da história do martírio do Ezequiel. Por isso, é necessária a ajuda de cada um para reproduzir as folhas e distribuir para as comunidades em que vivem, frequentam ou conheçam.
Depois de preenchidos, esses questionários devem ser enviados à Comunidade Comboniana de Porto Velho, em Rondônia. (Veja o endereço abaixo).
Além disso, em anexo há um livreto que traz um resumo da história, vida e martírio do Padre Ezequiel. Assista também ao vídeo “Ezequiel Ramin, mártir da opção pelos pobres”.
Maiores informações:
Missionários Combonianos em Porto Velho, Av. Nações Unidas, 605; N. Sra. das Graças, Porto Velho/RO, CEP: 76804-175, Fone: (69) 3221-3505.
Acesse todo o material sobre Padre Ezequiel Ramin abaixo: