O filme “ARAGUAIA” e a Agenda Latino Americano Mundial 2016 serão lançados amanhã, 13 de agosto, a partir das 21 horas, no Festival Internacional de Cinema Ambiental na Cidade de Goiás – GO, o FICA. Haverá um debate com a presença do economista Guilherme Delgado e do frei dominicano, José Fernandes Alves.
(Comissão Dominicana de Justiça e Paz e Essá Filmes)
A Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil, o GWATÁ: Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo - UEG e a ESSÁ Filmes convidam a todos e todas para participarem dos lançamentos:
Filme: “ARAGUAIA”
Sinopse: A Guerrilha do Araguaia foi uma parcela na longa cadeia das lutas populares do Brasil, como por exemplo, a Cabanagem, Guararapes, Canudos, Contestado, Revolta da Chibata e Quilombo dos Palmares. Foi um movimento rural armado cujo combate mobilizou o maior número de tropas brasileiras desde a II Guerra Mundial, que ocorreu entre 1966 a 1975 no Sul do Pará, numa batalha desigual entre combatentes revolucionários do PC do B e camponeses, contra as forças de repressão do regime civil militar imposto ao país com o golpe de 1964. Foi uma luta pela liberdade e pela democracia em nosso país, que desde então sua luta permanece contra o esquecimento e a falta de justiça por aqueles que as sequelas acompanham até os dias atuais. 38 minutos.
Agenda Latino Americano Mundial 2016
Debatedores:
Guilherme Costa Delgado
Frei José Fernandes Alves, OP.
Dia: 13 de agosto de 2015 – 5ª feira.
Horário: 21 horas
Local: Cinemão
Cidade de Goiás, na programação oficial do FICA 2015.
Outros lançamentos de filmes sobre a luta pela terra na Mostra UEG – FICA
Cinemão - Dia 14/08/2015 (Sexta-feira) – 09:00
Filme: Acampamento Dom Tomás Balduino (24 minutos) - Ao amanhecer do dia 31 de agosto de 2014, aproximadamente três mil famílias, ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam uma das 90 fazendas que compõem o grande latifúndio representado pela Agropecuária Santa Mônica, de propriedade do Senador Eunício Oliveira (PMDB), consolidando o Acampamento Dom Tomás Balduino. As famílias acampadas produziram alimentos em quantidade e qualidade, tendo como base as práticas de cooperação e a agroecologia. Em 04 de março de 2015, após acordo com o Governo Federal, estabelecido em vários compromissos, as famílias deixaram a área ocupada, fortalecendo-se, contudo, como grupo na luta pela Reforma Agrária Popular.
Direção/roteiro/trilha/montagem
DAGMAR TALGA
Edição/arte gráfica
JANIEL DIVINO DE SOUZA
Imagens
MURILO MENDONÇA OLIVEIRA DE SOUZA
JANIEL DIVINO DE SOUZA
DAGMAR TALGA
GLEIDA GUTIELLE DA SILVA MELO
RAFAELA OLIVEIRA DE SOUZA
REBECA TALGA BESSA
Produção
MURILO MENDONÇA OLIVEIRA DE SOUZA
JANIEL DIVINO DE SOUZA
DAGMAR TALGA
RAFAELA OLIVEIRA DE SOUZA
OP. JOSÉ FERNANDES ALVES
JAQUELINE VILAS BOAS TALGA
TIAGO CAMARINHA LOPES
EUZAMARA DE CARVALHO
ROBERTA CAIADO DE CASTRO OLIVEIRA
ERIKA MACEDO MOREIRA
Produção executiva
GWATÁ – Núcleo de Agroecologia e Educação do Campo – UEG
Pós-graduação Direitos Sociais do Campo – UFG
Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil
CONTATO: comiteacampamentodomtomas@gmail.com
Filme: Vala do Rio do Peixe (22 minutos) - O filme discute a resistência dos camponeses da Vala do Rio do Peixe, no município de Santa Cruz de Goiás - GO, que vivem há mais de 30 anos na região e, nos últimos anos têm sido ameaçados de expropriação pelo Grupo Roma empreendimentos e Turismo Ltda. de Caldas Novas, de propriedade da atual Deputada Federal (PR – GO) Magda Mofatto Hon. Em formato de documentário, são apresentadas as histórias das famílias e a luta política e jurídica para manutenção de seu território e seu modo de vida.
Direção/Trilha/Roteiro/Montagem
Dagmar Talga
Edição/Arte Gráfica
Janiel Divino de Souza
Imagens/Pesquisa
Dagmar Talga
Murilo Mendonça Oliveira de Souza
Produção
Comissão Pastoral da Terra Regional Goiás – CPT
Murilo Mendonça Oliveira de Souza
Dagmar Talga
Janiel Divino de Souza
Cleuton César Ripol de Freitas
Cléber Adriano Rodrigues Folgado
Ranielle Caroline de Souza
Edson Francisco de Mello