O workshop, realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), terá vários grupos de trabalho. Entre eles o GT Conflitos pela água, coordenado por Isolete Wichinieski, representando a Comissão Pastoral da Terra – CPT em Goiás.
(UFG)
A expansão canavieira traz consigo inúmeros efeitos socioambientais, destacando-se: o elevado consumo de água durante o processo produtivo (da produção ao beneficiamento); a desterritorialização camponesa; as queimadas (ainda existentes); precariedade e precarização do trabalho; ondas migratórias; intensificação do uso de drogas; conflitos sociais; uso de agrotóxicos etc.
Desde 2013, o LABOTER (Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem se preocupado em investigar os efeitos socioambientais do avanço da agroindústria canavieira em Goiás, tendo feito o I Workshop de Expansão da Agroindústria Canavieira, em dezembro daquele ano, com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, o Ministério Público do Estado de Goiás, movimentos sociais etc. Tais atividades culminaram numa aproximação teórico-metodológica e em parcerias que deram origem a um Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal de Goiás e a Universidade de Strathclyde – Glasgow/Escócia, em 2014.
Em outubro de 2014 foi realizado o II Workshop de Expansão da Agroindústria Canavieira envolvendo pesquisadores nacionais e internacionais, representantes de instituições públicas, movimentos sociais e sindicatos dos trabalhadores do setor canavieiro. Nesse mesmo ano foi criado no âmbito do LABOTER o Núcleo de Pesquisas e Estudos Trabalho, Território e Políticas Públicas (TRAPPU), visando verticalizar as pesquisas e ações no âmbito das dinâmicas que envolvem o espaço agrário goiano.
Nesse sentido, o LABOTER/TRAPPU decidiu realizar nesse mês de agosto, de 10 a 13 de agosto, o III Workshop Sobre a Agroindústria Canavieira em Goiás: Efeitos Socioambientais e (Re)Existências.
O III Workshop Sobre a Agroindústria Canavieira tem por objetivo geral promover uma discussão interdisciplinar estruturada sobre a expansão canavieira em Goiás, em especial, no Sul Goiano.
O III Workshop Sobre a Agroindústria Canavieira está dividido em dois momentos: primeiro momento (dias 10 e 11 de agosto de 2015) no Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG); segundo momento (dias 12 e 13 de agosto de 2015) no município de Quirinópolis/GO.
No dia 10/08/2015, a partir das 08h00, teremos a Conferência “Precarização do Trabalho na Contemporaneidade”, com participação do Prof. Dr. Brian Garvey – Universidade de Strathclyde/Escócia (Conferencista), Prof. Dr. Paul Stewart – Universidade de Strathclyde/Escócia (Conferencista) e o Prof. Dr. Adriano Rodrigues de Oliveira – Universidade Federal de Goiás (Moderador).
Após a Conferência os(as) participantes formarão Grupos de Trabalho (GT) com o objetivo de debater e construir propostas para suas respectivas temáticas. Serão três Grupos de Trabalho (GT) que tem por centralidade os temas: “Precarização do Trabalho; Luta Pela Terra; Conflitos pela água”. Cada GT será coordenado por uma pessoa indicada pela Comissão Organizadora.
Cada coordenador de GT fará uma exposição acerca do tema, buscando correlacionar com a expansão canavieira, bem como deverá apresentar elementos que possa estimular a reflexão. Ao final será responsável por apresentar um Relatório do GT.
Nesta segunda-feira (10), no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA/UFG) – Campus Samambaia da UFG, entre as 09h45 e as 12h00, terá o GT Conflitos pela água, coordenado por Isolete Wichinieski, representando a Comissão Pastoral da Terra – CPT em Goiás.