Nos dias 05 e 06 de dezembro de 2012, na Casa de Encontros Cristo Rei, em Fortaleza, 36 agentes da CPT Ceará reuniram em Assembléia Regional, vindos das dioceses de Crato, Iguatu, Quixadá, Fortaleza, Itapipoca, Sobral e Crateús. A Assembléia é um momento muito importante na caminhada da CPT, pois seus agentes se reúnem para analisar a conjuntura política, social, cultural e eclesial, avaliar a caminhada, tomar decisões importantes para a instituição e se planejar para o futuro.
Com a colaboração de Pe. Maurizio Cresmachi, os participantes debateram sobre a seca deste ano e de como as alternativas de convivência com o semiárido estão contribuindo para melhorar a vida dos camponeses e camponesas. Através das "palavras de dizer a seca", perceberam o que mudou nesta seca em relação às anteriores e que elementos ainda permanecem os mesmos. Discutiram sobre as políticas governamentais para o período de seca e constataram que não mudaram, permanecendo a mesma perpsectiva de combate à seca, com medidas apenas emergenciais, fortalecendo a indústria da seca e os interesses eleitoreiros. Refletiram sobre a importância do resgate das sementes crioulas para o fortalecimento da convivência com o semiárido e as políticas que envolvem as sementes no Brasil e no mundo.
Outro momento importante foi o da construção do Planejamento Estratégico da CPT Ceará. O ano de 2012 foi dedicado, de maneira especial, a um processo de fortalecimento institucional, que deve culminar também na contrução de um Planejamento Estratégico. Com base nos que já foi elaborado durante este ano, os agentes discutiram que CPT querem para os próximos cinco anos, quais os objetivos, iniciativas e beneficiários da ação para este período.
No dia 18 de agosto de 2013, em Sobral, acontecerá a 16ª Romaria da Terra do Ceará. Portanto, os agentes participantes da Assembléia fizeram alguns encaminhamentos relativos à Romaria. Entre eles, escolheram o tema da Romaria, a partir de propostas trazidas das equipes diocesanas. Depois de um momento de discussão, escolheu-se o seguinte tema: TERRA, ÁGUA, COMUNHÃO: BEM VIVER EM NOSSO CHÃO!".
A partir das mudanças feitas no Estatuto da CPT, a Assembléia também se deteve na análise das mudanças necessárias a serem feitas no Regimento Interno e, em seguida, aprovaram o Regimento com as devidas modificações.
A Assembléia Regional tem também a competência de escolher a nova coordenação da CPT CE. A partir no Regimento aprovado, o Conselho Regional apresentou aos presentes os nomes indicados por este Conselho para compor a Coordenação Executiva Regional, colegiada, para o próximo triênio (2013-2015), sendo eles: Cícero Claudiano Sobral do Nascimento (reconduzido), Thiago Valentim Pinto Andrade (reconduzido) e Lucimar Dios de Oliveira. A Assembléia referendou os nomes indicados pelo Conselho.
A Assembléia foi marcada por momentos celebrativos fortes e clamores que vinham do povo, principalmente das Comunidades Quilombolas. Ana Eugênio, da Comunidade Quilombola do Veiga, em Quixadá, esteve presente e partilhou as lutas das comunidades quilombolas do Ceará e convocou a CPT a assumir estas lutas.
Por fim, foram agendadas as principais datas para o ano de 2013.
Os agentes avaliaram a Assembléia positiva no geral, bem participava, madura nas discussões e decisões e afirmaram ter sido um momento de fortalecimento da caminhada e de reafirmar o caráter pastoral e a missão da CPT no serviço aos camponeses e camponesas do Ceará.
Fotos: Thiago Valentim/CPT