Dando continuidade ao Projeto Natureza Viva do Vale do Guaporé, neste sábado dia 13 de Outubro, foram proclamados os doze vencedores do Prêmio Natureza Viva. Os prêmios foram proclamados durante a Assembleia da Associação da EFAVALE, com presença de pais alunos e quadro técnico da escola.
O prêmio Natureza Viva foi criado pela CPT Rondônia com apoio da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e pretende incentivar a permanência da juventude no campo. Os prêmios foram convocados para os alunos da Escola Família Agrícola do vale do Guaporé (ECOVALE), e serão beneficiadas onze famílias dos alunos que estudam terceiro e quarto ano na escola.
Os participantes, procedentes dos municípios de São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco do Guaporé e Costa Marques, apresentaram doze projetos em linha agoecológica, que os Prêmios Natureza Viva ajudaram a levar na prática, ajudando na compra do material necessário, por valor de até R$ 2.500 por aluno premiado.
Os prêmios foram avaliados por um jurado independente em função de sua redação formal, originalidade, valor exemplar, viabilidade social e econômica e finalmente, pela viabilidade ambiental e agroecológica para o bioma amazônico. Os jurados além de avaliar os projetos, apresentaram também uma série de correções e recomendações para a sua implementação prática.
Em total foram premiados dois projetos que pretendem desenvolver uma horta orgânica, dois dedicados a apicultura, um projeto para piqueteamento e sistema agropastoril de criação de gado, dois sobre criação de suínos, dois para ovos caipira, um para criação de frangos caipira, outro para plantio de abacaxi e outro para plantio de laranja.
A realização dos projetos terá acompanhamento de técnicos formados na própria EFA de São Francisco do Guaporé, Rondônia.
Durante a Assembléia foi aprovada a novas diretoria da AEFAVE, a associação que dirige a Efa.