A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, organizada por movimentos sociais, sindicatos e pastorais sociais, realiza neste sábado, 14, seu primeiro seminário em São Paulo.
O encontro tem o objetivo de alertar a sociedade sobre os perigos para a saúde e para o meio ambiente da larga utilização de pesticidas e contará com palestras, rodas de conversa, debates e discussões em grupos de trabalho temáticos.
Segundo dados da campanha, o agronegócio brasileiro é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, sendo que cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano. Vários pesticidas utilizados no Brasil são proibidos em outros países por serem cancerígenos, causarem má formação do feto, problemas endocrinológicos, distúrbios psiquiátricos e neurológicos, dentre outros. A Organização Mundial de Saúde aponta que por ano 20 mil óbitos são em consequência da manipulação, inalação e consumo de agrotóxicos.
A ideia é que o seminário não fique somente no plano teórico e que sejam tomados encaminhamentos práticos sobre as discussões realizadas. O evento acontece de 13h30 às 18h30, no Parque Água Branca, na Avenida Francisco Matarazzo, nº 455, São Paulo – SP.
Com informações do MST e material de divulgação da Campanha.