Terminou no último dia 26 de março, na cidade de San Salvador, capital de El Salvador, o Seminário Latino Americano e Caribenho de Pax Christi Internacional. O Seminário, que teve início no dia 20, reuniu representantes de Pax Christi e entidades filiadas nos países da América Latina e Caribe. A CPT, que integra há muitos anos esta Rede Internacional, esteve presente no Encontro.
O tema central debatido foi: Justiça Restaurativa e abordou a realidade enfrentada por vários países do continente: traumas sociais provocados por guerras e guerrilhas, a devastação ambiental causada por grandes projetos, a injustiça sofrida por milhares de comunidades e territórios impactados, casos graves de violência no campo e na cidade e a impunidade de assassinatos.O Padre Hermínio Canova, da coordenação nacional da CPT, esteve presente no Seminário e, na ocasião, expôs a situação de violações de direitos e de conflitos no Brasil. Entre tantos, Hermínio relatou a atual situação dos conflitos ambientais ocorridos no país - que afetam não só o meio ambiente, mas as diversas comunidades que nele vivem de forma harmoniosa; os casos de trabalho escravo encontrados principalmente no monocultivo da cana-de-açúcar; e a extrema violência e conflitos no campo no Brasil.
De acordo com o Padre Hermínio, a partir da análise destas situações, foram articuladas ações, denúncias, campanhas e apelações à Corte Interamericana contra decisões judiciais insatisfatórias de Estados Nacionais. Além disso, foram estudados métodos de justiça restaurativa e reparação dos danos causados para que se garanta novas relações de paz nas populações afetadas dos países da América Latina e Caribe.
Ainda durante o Seminário foi celebrada a missa em homenagem ao aniversário da morte do Monsenhor Oscar Romero, Arcebispo de San Salvador, assassinado em 24 de março de 1980, a mando de grupos poderosos da Direita Salvadorenha.