COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Com o tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”, a 41ª Romaria da Terra do RS busca promover o debate de questões relacionadas aos direitos no meio rural e na terra, o empoderamento feminino, as reivindicações da população e fortalecer o diálogo entre lideranças e comunidade. O evento será realizado no município de Mampituba, em 13 de fevereiro de 2018. Ainda nos dias 11 e 12, ocorre o 13º Acampamento da Juventude, no mesmo local.

 

(CPT-RS).

O tema escolhido para a edição de 2018, pela primeira vez, nos 40 anos de história das Romarias, coloca em primeiro plano a relação das mulheres com a terra, suas causas, lutas por espaço, igualdade de gênero, denúncias de violências contra as mulheres e histórias de vida e superação com o tema “Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade”.

O evento está sendo organizado desde o mês de maio por representantes da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), da CNBB Regional Sul III e da Diocese de Osório que, em reuniões ampliadas, debatem sobre a atual situação da mulher na luta por seus direitos, pela igualdade de gênero, por melhores condições de trabalho no campo e na cidade, na garantia do alimento saudável e nas questões agrárias da região e do país e, ainda, planejam os momentos que farão parte do encontro e definem as equipes de serviço.

A Romaria terá a partir das 6h da manhã a acolhida das caravanas na sede de Mampituba pelos jovens do Acampamento da Juventude; Às 7h, chegada na Comunidade da Vila Broca onde será disponibilizado água, banheiros, café da manhã e ocorrerá a primeira concentração; Às 8h, animações no carro de sol com a Mística de abertura às 9h; Das 9h30min às 11h, ocorrerá a tradicional caminhada da Romaria com intervenções e sem paradas por aproximadamente 2,5 km); A chegada na comunidade de Rio de Dentro está prevista para às 11h, local central da Romaria, onde será o evento ao logo do dia com tempo para convivência, partilha, almoço, feiras e animações locais; Às 12h30 ocorrerá a Tribuna Popular e as Falas Propositivas de Izanete Colla, Cibele Kuss e Maria do Rosário; 13h30min – Partilha sobre a Mística da Terra com o convidado o Monge Marcelo Barros;  14h30min – Celebração Eucarística seguida do Pronunciamento do Acampamento da Juventude e leitura da Carta da Romaria.

Programação

A Romaria terá a partir das 6h da manhã a acolhida das caravanas na sede de Mampituba pelos jovens do Acampamento da Juventude.

7h – Chegada na Comunidade da Vila Broca onde será disponibilizado água, banheiros, café da manhã e ocorrerá a primeira concentração.

8h – Animações no carro de som com a Mística de abertura às 9h.

9h30 às 11h – Ocorrerá a tradicional caminhada da Romaria com intervenções e sem paradas por aproximadamente 2,5 km.

A chegada na comunidade de Rio de Dentro está prevista para às 11h, local central da Romaria, onde será o evento ao logo do dia com tempo para convivência, partilha, almoço, feiras e animações locais.

Às 12h30 ocorrerá a Tribuna Popular e as Falas Propositivas de Izanete Colla, Cibele Kuss e Maria do Rosário.

13h30 – Partilha sobre a Mística da Terra com o convidado o Monge Marcelo Barros.

14h30 – Celebração Eucarística seguida do Pronunciamento do Acampamento da Juventude e leitura da Carta da Romaria.

O anúncio da próxima Romaria e envio dos romeiros marcando o encerramento do evento se dará às 16h.

A estimativa é que mais de dez mil participantes das dioceses e arquidioceses do estado do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina compareçam no evento.

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir