COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

A cidade de Itapuranga (GO) se prepara para receber romeiros e romeiras do estado de Goiás e Distrito Federal na 16ª Romaria da Terra e das Águas, neste sábado, 02 de setembro de 2017, com início às 14 horas e término por volta de 21 horas.

 

(Fonte: CPT Goiás).

As Romarias são momentos de alegria e festa onde o povo expressa sua fé, seus sofrimentos, sua resistência, sua ternura. Ensinam a partilhar a vida, a terra, as águas, o cerrado, o pão, os sonhos e as conquistas. O Tema desta edição é: Organização Popular e a Luta por Direitos. O lema é: Memória, Rebeldia e Esperança. E a iluminação bíblica vem de Êxodo, capitulo 3: “Vi, ouvi, conheço, desci por isso vai”.

A concentração será na Feira Coberta da cidade, partindo em caminhada para as margens da Represa, onde haverá shows culturais, falas dos movimentos sociais e lançamento do CD “O POVO CANTA SUA LUTA” da Diocese de Goiás. Às 19 horas, acontece a Missa celebrada por Dom Eugênio Rixen. No sábado pela manhã acontece também o Dia Nacional da Juventude, realizado pela Pastoral da Juventude. O evento se integra à Romaria da Terra e das Aguas a partir das 14 horas.

O ano de 2017 é importante para a Diocese de Goiás, pois em agosto completou-se 30 anos do atendado do padre Francisco Cavazzuti, religioso italiano que ficou cego após um tiro no rosto, dado a mando de fazendeiros da região de Mossamedes (GO). A Romaria fará memória do Padre Francisco, que hoje vive na Itália, e também lembra de religiosos e trabalhadores que foram assassinados durante os conflitos por terra em Goiás e no Brasil.

A 16ª Romaria da Terra e das Águas é uma realização da Comissão Pastoral da Terra Regional Goiás, Diocese de Goiás e Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Itapuranga (GO).


     

 

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir