31ª Missão da Terra da Diocese de Bonfim, será realizada no próximo domingo, 19 de setembro, em Caém (BA).
“Conservar a natureza é garantir a vida”. Este é o tema da 31ª Missão da Terra da Diocese de Bonfim, Bahia, que acontecerá no dia 19 de setembro, em Caém (BA). O encontro é realizado pela Comissão Pastoral da Terra e a paróquia de Caem; é uma espaço de fé, denúncia dos fatos violentos contra a vegetação, rios e nascentes causados pelas empresas. Principalmente as mineradoras.
A paróquia de São Gonçalo do Amarante receberá com muita alegria os romeiros e romeiras de todos os cantos da diocese de Bonfim e de outras regiões do Estado. “Será um marco histórico!”, dizem os fiéis.
Este encontro tem o objetivo de defender e promover a luta pela dignidade da pessoa humana, animar o povo de Deus na luta pela terra, água e natureza.
A 31ª Missão da Terra começa às 8h30min na subida da serra das figuras, ao lado da Igrejinha de São João Batista, seguida de uma caminhada pelas ruas da cidade com a primeira parada sobre ponte do Rio Caém BA 31 – tema: Conservar a natureza é garantir a vida; a segunda parada em frente a Câmera de Vereadores, tema: Denúncia do desmatamento da serra de Jacobina e o incentivo e apoio do poder público às mineradoras; dás 13h às 15h momento cultural e fala de entidades presentes, concluindo com a celebração da santa missa e envio dos romeiros e romeiras as sua casas.
3º Acampamento da Juventude
Com o tema “Juventude em ação gerando transformação”, os movimentos sociais: MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores; CETA – Movimento Regional de Assentandos/as e Acampados/as; CAFFP – Central das Associações de Fundo e Feixe de Pasto e em Parceria com a PJR – Pastoral da Juventude Rural, PJMP – Pastoral da Juventude Rural e EFSEs - Escolas Família Agrícola da Região de Bonfim vão realizar nos dias 17 de 18 de setembro de 2010, véspera da Missão da Terra na cidade de Caém o 3º Acampamento da Juventude.
O evento tem o objetivo de reunir cerca de 500 jovens destas entidades para refletirem a realidade da juventude do campo e da cidade; também reafirmar um compromisso de lutar pela transformação social.
O acampamento inicia pela manhã do dia 17/09 com a construção dos barracos; a tarde, análise de conjuntura enfocando os aspectos ambientais, econômico e sócio-culturais e a perspectiva da juventude, tendo como palestrante o sr. Derli Casal (MPA de Pernambuco); e no dia 18/09 estudos em 10 oficinas: Agroecologia; Reforma Agrária e Juventude; Mística, Grandes Mídias e os meios de comunicação; relações sociais de gênero e Juventude; Plano Camponês; Juventude e Economia Popular Solidária; Teatro do Oprimido; Juventude e violência e atividade e sexualidade.
Contato
Paróquia Caém (74) 3541 4681
Padre Luis – pároco de Caém (74) 99661282
Comissão Pastoral da Terra (74) 3451 4681
Antonio Celio (74) 91351901