Teve início ontem, 03 de julho de 2017, na Emater de Teresina, capital do Piauí, a 5º etapa das aulas presenciais do curso de Pedagogia da Terra, realizado pela Universidade Estadual do Piauí através do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária) em parceria com a Comissão Pastoral da Terra no Piauí – CPT-PI.
(Por CPT Piauí | Imagem: Reprodução/UESPI)
As ações do programa, que nasceu da articulação da sociedade civil, têm como base a diversidade cultural e socioterritorial, os processos de interação e transformação do campo, a gestão democrática e o avanço científico e tecnológico. O curso, que é formado por alunos assentados da Reforma Agrária, usa a metodologia da alternância, um método que busca a interação entre o estudante que vive no campo e a realidade que ele vivencia em seu cotidiano, promovendo a troca de conhecimentos entre seu ambiente de vida e trabalho e o escolar.
Nesse 5º período, retornam à sala de aula trazendo na mala novas experiências e conhecimentos adquiridos durante o tempo comunidade, tempo em que aplicam na prática as teorias aprendidas.
Durante esses cinco períodos de curso, já se observam mudanças significativas no comportamento dos alunos e das comunidades que eles vivem.
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A estudante de Pedagogia da Terra, membro da Comissão Pastoral da Terra-PI, Mercês Alves reforça a importância do curso em sua formação profissional, mas, sobretudo na transformação social de sua comunidade. “Hoje levo atividades que envolvem a minha comunidade em palestra, oficinas, atividades de pesquisa, isso eu acho muito importante porque não está tendo uma produção só pra mim, mas também para a minha comunidade”.
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