“Água é vida” é um documentário produzido pela Comissão Pastoral da Terra Regional Piauí (CPT-PI). A produção traz um registro do projeto Preservação das Nascentes e Matas Ciliares na região dos Cerrados Piauienses. Como o avanço do agronegócio está contribuindo para a destruição das nascentes? E de que forma as comunidades do campo podem se mobilizar para preservar esse bem natural e essencial para vida? Confira:
(Fonte: CPT Piauí)
A Comissão Pastoral da Terra no Piauí (CPT-PI), com o apoio do Fundo Clima de Desenvolvimento (Brot für Alle e Fastenopfer), vem realizando um trabalho de recuperação de nascentes e conservação de matas ciliares junto às comunidades de Várzea Grande e Nova Santana, no município de Cristino Castro, e Rio Preto, em Bom Jesus, no estado do Piauí.
Esse trabalho surgiu a partir de discussões realizadas com famílias dessas comunidades sobre questões relacionadas ao meio ambiente, quando o tema mais abordado sempre era o desaparecimento de nascentes e desmatamentos das matas próximas aos rios, riachos e brejos.
Diante dessa problemática, inicia-se então uma discussão com as comunidades. Quais as causas da morte dessas nascentes e consequências para a vida das comunidades e para a natureza? Assunto que foi melhor trabalho durante um seminário realizado no município de Bom Jesus. Desse seminário, como encaminhamento, foi destacada a necessidade de um trabalho de recuperação de nascentes e proteção de mata ciliar.
LEIA TAMBÉM: Água para que te quero
Campanha alerta para os impactos da destruição do Cerrado
Audiência Pública em Silvânia, Goiás, debate os impactos da extração de areia
Para contribuir na realização desse trabalho, a CPT Piauí elaborou um projeto junto ao Fundo Clima de Desenvolvimento, que permitiu a realização de oficinas de recuperação de nascentes, construção de viveiros para mudas, produção de mudas, encontros com setores do poder municipal, e acompanhamento do projeto junto às comunidades.
Dessa experiência, a CPT em parceria com ComRádio do Brasil realizou uma sistematização através do documentário “Água é Vida”, que retrata a situação de escassez de água causada pelos grandes projetos e alternativas de recuperação dessas nascentes e matas ciliares.
Confira o documentário: