O padre François Glory lançará no Brasil durante o mês de março, seu livro "De François, por Francisco, a Chico - Meus trinta anos a serviço das Comunidades de Base no Brasil Amazônico", em cidades como Brasília, Goiânia (GO), São Luís (MA), Belém (PA) e Altamira (PA).
“Este livro emociona!”. É assim que conclui sua apresentação do livro, Wagner Gonçalves, procurador da República.
Padre François Glory, um daqueles missionários franceses que deixou o Laos e veio ao Brasil, aqui se inseriu profundamente na vida do povo, comunicando-se maravilhosamente com homens, mulheres e crianças de todas as idades.
Neste livro de 477 páginas, de uma forma simples, clara e atraente, ele conta o que viveu na sua estada no Brasil. Em Porto Nacional, no Tocantins, e no Pará, sobretudo em Uruará. Os atoleiros que conseguiu transpor, outros não. Os conflitos enfrentados por sua opção clara ao lado dos pobres.
François teve atuação importante na CPT. Foi coordenador da CPT Pará, foi também coordenador da Grande Região Norte da CPT. Foi membro do Conselho Diretor, função hoje desempenhada pela Coordenação Executiva Nacional.
Mas o que ele retrata mesmo nas páginas deste livro é sua atividade junto às comunidades, aos camponeses.
Ele acompanhou muito de perto seus confrades padres François Gouriou e Aristedes Camio, presos pela Ditadura Militar. Conheceu e compartilhou da luta do padre Josimo e de Irmã Dorothy Stang. Mas é a vida de militantes e dirigentes de comunidades que cruzaram em sua vida que aparece com força.
Mais do que qualquer outra coisa é a vida que pulsa em sua inteireza que está retratada nas páginas deste livro.
Ele mesmo diz que “Gostaria tanto de cantar um bendito por esses anos de vida.
Ouvi gritos de dor e de alegria, ficam ecos inesquecíveis.
Retratos desses homens e mulheres, todos indescritíveis!
Vejo ainda os bandos de crianças em cachos alucinantes,
Fila de lavradores percorrendo, a pé, trechos tão distantes.
Casamentos, batizados e foguetes, tempos de muita alegria”.
O livro será lançado nas seguintes cidades e datas: 02 de março em Brasília; 03 de março em Goiânia; 07 de março em São Luís (MA); 10 em Belém (PA) e 12 em Altamira (PA). Em julho ele voltará ao Brasil para algumas atividades no estado do Tocantins.