COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

 

Diversas atividades serão realizadas entre os dias 9 e 15 de maio no Norte do Tocantins em comemoração à luta de Josimo junto aos povos do campo. Confira as informações:

 

(Fonte: CPT Araguaia-Tocantins | Imagem: Arquivo CPT)

A tradicional Semana Social da Terra e das Águas Padre Josimo celebra, em 2016, os 30 anos do assassinato de Padre Josimo. Em 10 de maio de 1986, a mando de fazendeiros da região do Bico do Papagaio, extremo Norte do Tocantins, um pistoleiro baleou e matou Josimo pelas costas na escada do então escritório da Comissão Pastoral da Terra Araguaia-Tocantins (CPT) em Imperatriz, Maranhão.

Diversas atividades serão realizadas entre os dias 9 e 15 de maio, em memória à luta de Padre Josimo junto aos povos da terra e das águas. Dentre elas, está o II Acampamento da Juventude Romeira. Campo e cidade estarão reunidos nos dias 14 e 15, em Buriti do Tocantins (TO), quando jovens de comunidades camponesas da região Norte do estado e da zona urbana de Araguaína (TO) trocarão experiências e conhecimentos. Na ocasião, será exibido o filme Padre Josimo, “O Padre negro de sandálias surradas”, produzido pelo Instituto Cultural Padre Josimo.

No dia 10 de maio, a CPT lançará a nova edição de Conflitos no Campo Brasil – a cada ano, a publicação traz o registro dos diversos conflitos pela terra, pela água e trabalhistas ocorridos no Brasil. O evento ocorrerá no Auditório II da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Araguaína, às 19h.

A programação da Semana contará, no dia 11, também no Auditório da Faculdade Católica, com a exibição do filme “Araguaia”, realizado pela Comissão Justiça e Paz da Família Dominicana do Brasil. O filme relata histórias de ex-guerrilheiros e pessoas que testemunharam a Guerrilha do Araguaia. Já no dia 12, será realizado na UFT, em Araguaína, um seminário sobre saneamento básico da cidade, pegando como gancho a Campanha da Fraternidade 2016 “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”.

Ainda hoje, Padre Josimo está muito vivo e presente no coração e na mente de milhares de pessoas que lutam para que a terra seja libertada das garras do latifúndio e partilhada com as famílias camponesas que dela precisam para seu e nosso sustento.

Que a missão de Josimo seja também a nossa! Que sua entrega à causa dos povos do campo sirva de inspiração para vencermos as batalhas de hoje. A Semana Social da Terra e das Águas Padre Josimo 2016 é organizada pela Diocese de Tocantinópolis, Comissão Pastoral da Terra Regional Araguaia-Tocantins (CPT), Pastoral da Juventude (PJ), Juventude Missionária (JM), Alternativa Para a Agricultura no Tocantins (APA-TO) e movimentos populares e sindicais do Bico do Papagaio.

Confira abaixo a programação completa da Semana Social da Terra e das Águas Padre Josimo 2016:

09/05 - Memória da luta de Josimo na II Jornada Universitária pela Reforma Agrária: 30 anos com Josimo - Auditório da UFT Tocantinópolis, às 19h

10/05 - Lançamento do Caderno de Conflitos 2015 da CPT - Auditório II da UFT Araguaína, às 19h

10/05 - Missa da Memória do Martírio de Josimo às 19h em Buriti do Tocantins e, em horários específicos, nas demais paróquias da Diocese

10/05 – Lançamento do filme "Padre Josimo, o Padre negro de sandálias surradas", em Buriti do Tocantins, a partir das 19h

11/05 - Lançamento do filme "Araguaia" - Faculdade Católica, em Araguaína, às 19h

12/05 - Lançamento do filme "Araguaia" - Associação Quilombola, em Muricilândia, às 19h

12/05 - Seminário CF 2016: Casa Comum, Nossa Responsabilidade - Auditório II da UFT Araguaína, às 19h

13/05 - Memória da luta de Josimo - Praça de Wanderlândia, às 19h

14 a 15/05 - II Acampamento da Juventude Romeira e exibição do filme "Padre Josimo, o Padre negro de sandálias surradas", em Buriti do Tocantins

Mais informações:

CPT Araguaia-Tocantins: (63) 3412-3200

 

Gostou dessa informação?

Quer contribuir para que o trabalho da CPT e a luta dos povos do campo, das águas e das florestas continue? 

Clique aqui e veja como contribuir