Iniciado em 2013, o Encontro de Comunidades Tradicionais do Rio Grande do Sul tem o objetivo de reunir os povos e proporcionar troca de experiências entre as comunidades, visando fortalecer a luta e organização. O encontro acontece hoje, no Quilombo Rincão dos Negros, no município de Rio Pardo, Rio Grande do Sul.
A comunidade quilombola foi escolhida para acolher o evento por ser um local onde existe uma forte luta pela demarcação do Território Tradicional. Participam e apoiam o encontro a Comissão Pastoral da Terra no Rio Grande do Sul (CPT-RS), Articulações Quilombolas e Indígenas, ASDISC, Pastorais Sociais, Cáritas-RS e Conselho Indigenista Missionário (Cimi). (veja a programação abaixo)
Histórico
Entre 25 e 28 de fevereiro de 2013, no município de Luziânia, Goiás, aconteceu o Seminário: Os territórios das Comunidades Tradicionais e o Estado Brasileiro, que foi promovido pelas Pastorais do Campo. O quilombola Adair David, coordenador do Quilombo Rincão dos Negros de Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, participou do seminário representando os povos do estado e a Comissão Pastoral da Terra no Rio Grande do Sul (CPT-RS).
Segundo ele, um dos encaminhamentos tirados no encontro nacional foi organizar um encontro em cada estado. A partir disso se pensou em organizar um Encontro das Comunidades Tradicionais no RS.
Diante disso, a CPT-RS e parceiros, desde 2013, realizam o encontro, que é um compromisso anual.
Objetivos
Reunir representações das comunidades tradicionais do estado - quilombolas, indígenas, ribeirinhos e pescadores - visando trocar experiências culturais, conhecer melhor a realidade de cada povo e grupo, conhecer a realidade ao nível de Brasil e estado, bem como planejar ações conjuntas visando a luta comum.
Em reunião da coordenação estadual da CPT foi sugerido como melhor lugar a comunidade quilombola Rincão dos Negros, local onde existe uma luta concreta pelo direito de demarcação do Território Quilombola.
PROGRAMAÇÃO
- 8h30 – Chegada-chimarrão, lanche partilhado.
- 9h – Acolhida das caravanas, apresentação dos grupos.
- 9h30 – Mística-integração entre as culturas.
- 10h – Conjuntura Partilhada sobre a luta das Comunidades Tradicionais no RS e no Brasil – (Indígenas, Quilombolas, Pescadores) e Território.
O Papa Francisco está do nosso lado.
-12h- Almoço
-13h – Manifestações culturais (música e danças).
-13h45 – Entrega das sementes de hortaliças ecológicas as famílias do Quilombo Rincão dos Negros (Associação Quilombola e CPT).
-14h – Trabalho em grupo sobre os passos para frente. Como vamos fortalecer nossa luta?
-15h - Agenda nacional dos povos tradicionais em outubro – Brasília (Adair).
- Romaria da Terra (e pedalada Percorrendo os Caminhos de Sepé).
- 16h – Avaliação e encaminhamentos.