Mais de 100 camponeses e camponesas, organizados pela Comissão Pastoral da Terra, estão na Praça da Faculdade, em Maceió, Alagoas, local onde é realizada mais essa edição da Feira. Alimentos saudáveis, casa de farinha, restaurante camponês e muita cultura popular fazem parte das atrações que a 23ª Feira Camponesa traz à Maceió.
(Fonte: CPT Alagoas)
A Feira transformará, de 14 à 17 de outubro, a Praça da Faculdade em um pedaço do campo no coração de Maceió. Sua abertura oficial está marcada para o dia 14, às 9 horas, com um café da manhã compartilhado entre os feirantes, os parceiros da luta camponesa e a imprensa.
“Nossa Feira expressa a importância da Reforma Agrária em Alagoas. Os alimentos são frutos da luta por justiça social e representam trabalho e renda para o povo empobrecido que não possuíam nem terra para morar”, afirma Heloísa Amaral, coordenadora da CPT e responsável pelo evento.
Heloísa destaca ainda que toda a produção realizada nos acampamentos e assentamentos são agroecológicas. “Defendemos um outro tipo de utilização da terra, que privilegie a vida e a produção de alimentos. Por isso, não utilizamos agrotóxicos em nossas roças. A reforma agrária é boa para o homem e a mulher do campo e da cidade”, defende a coordenadora.
Atrações
Com muito forró e cultura popular, a programação noturna da Feira é sempre um atrativo especial para os maceioenses. Nomes como Pinóquio do Acordeon, Forró Casa de Reboco e Guilla Gomes estão confirmados para abrilhantar as noites do evento, com shows gratuitos sempre a partir das 19 horas.
Funcionando os três horários, a casa de farinha e o Restaurante Camponês terão espaço especial já reservado, para oferecer a farinha e o beiju assados na hora e o melhor da comida regional, como o carneiro, a buchada, o pato, a galinha de capoeira e a carne de sol, acompanhados do cuscuz, do inhame e da macaxeira.
Essa edição da Feira também tem novidades. A CPT está trazendo atividades infantis e conhecimento medicinal da cultura do campo. Para a criançada, haverá a brincadeira de pescaria. Já para os adultos, uma enorme variedade de plantas medicinais.
“Queremos que a população maceioense se sinta à vontade na Feira, adquira alimentos e aproveite as outras atividades que estamos preparando com muito carinho, para todas as idades”, conclui Heloísa, convidando todos e todas para a Feira.
Serviço
23ª Feira Camponesa
Data: 14 a 17 de outubro de 2015
Horário: Das 6 horas às 21 horas
Local: Praça da Faculdade (Afrânio Jorge)
Informações: (82) 3221-8600
Programação Noturna
14 de outubro (quarta)
19h – Pinel do Acordeon
20h30 – Forró Casa de Reboco
15 de outubro (quinta)
19h - Forró Nó Cego
20h30 – Guilla Gomes
16 de outubro (sexta)
19h – Afro Afoxé
20h30 - Bingo do carneiro
21h – Pinóquio do Acordeon