O lançamento ocorrerá no Geografando nas Sextas: O Campo baiano em debate, dia 7 de agosto de 2015, às 14 horas no Auditório B, do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, em Salvador.
30 anos de Memórias e rebeldias dos povos do campo - Lançamento do Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2014 é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e Programa de Pós-Graduação em Economia, através do Projeto GeografAR, Comissão Pastoral da Terra (CPT-BA), Associação dos Advogados dos Trabalhadores (AATR) e Centro de Estudos e Ação Social (CEAS).
Importante destacar que é uma atividade de greve da UFBA, a CPT, dessa forma, se soma à luta pela educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada!
O CIMI também se fará presente no evento com o Cacique Babau, quando na oportunidade também será feito o lançamento do Relatório de Violência contra os povos indígenas no Brasil (dados 2104).
O ano de 2014 ficou marcado pelo aprofundamento do processo de violência e violações contra os povos indígenas e seus direitos no Brasil. Em consonância com a “ordem” hegemônica e respondendo à lógica do acúmulo, os Três Poderes da República se associaram na implementação de ações estruturantes e sistemáticas contra os povos. Consideramos que a tentativa de retirar dos povos a condição de sujeitos de direitos é a diretriz fundante que guia esse processo.
No relatório de violência elaborado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI) com dados de 2014, registra a partir desta postura um aumento de 42% no número de assassinatos de indígenas no Brasil.