O dia em que completa 28 anos da morte de padre Josimo Morais Tavares será marcada pelo início da Semana da Terra, que contará várias ações, palestras e seminários. O evento acontece em Buriti do Tocantins, no Bico do Papagaio, no Norte do Estado. Confira:
CPT Nacional
A Semana da Terra Padre Josimo começa no próximo sábado (10) e segue com diversas ações até o dia 17 de maio, em Buriti do Tocantins, no Bico do Papagaio. O lema do evento deste ano é “Se eu me calar, quem os defenderá?” “Cadê teu irmão?”.
O evento é realizado pela Diocese de Tocantinópolis, Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Movimento Juvenil Dominicano. Confira abaixo algumas das principais ações que ocorreram durante o evento.
Programação
09/05 - Lançamento do Projeto Bote Fé na Vida
10/05 – Seminário “Tráfico Humano”, em Buriti, às 08h30
16/05 – Palestra de Frei Betto na UFT Araguaína, às 19h30
Padre Josimo
Neste dia 10 de maio, completam 28 anos da morte de padre Josimo Morais Tavares. Ele foi assassinado em 10 de maio de 1986 quando entrava na sede na CPT, na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Anteriormente, ele já havia sofrido diversas ameaças de morte e um atentado.
Filho de camponeses, Josimo, logo após o terminar os estudos, decidiu se dedicar às causas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. Ao longo de sua vida, denunciou os grileiros da terra, a opressão dos latifundiários contra os lavradores e defendeu os direitos do povo, além de conscientizá-los sobre sua força.
Na Comissão Pastoral da Terra, padre Josimo foi coordenador da entidade no Bico do Papagaio, local conhecido por intensos conflitos por terra.
Serviço
O que? Semana da Terra Padre Josimo
Quando? 10 a 17 de maio de 2014
Local: Buriti do Tocantins, no Bico do Papagaio
Contato: Rafael Oliveira (Comunicação da CPT Tocantins)
(63) 9101-7760
(11) 99501-3341