O Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FERA-JC) em Goiás, divulgou ontem, 3 de novembro, uma moção de repúdio contra a prisão de sete trabalhadores rurais, militantes do MST no estado. Confira a Moção na íntegra:
MOÇÃO DE REPÚDIO
O Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo em Goiás, vem através desta externar seu sentimento de indignação e ao mesmo tempo repudiar a forma como tem sido tratada a questão do conflito agrário no Município de Acreúna, pelas autoridades locais, conflito este envolvendo trabalhadores ligados ao MST, onde sete destes estão sendo mantidos presos, desde o dia 1º de novembro último.
É sabido que o Brasil é o segundo país no mundo com maior concentração de terras em mãos de uma minoria de abastados e que esta é uma chaga aberta que provoca exclusão social, violência e morte de empobrecidos que lutam pelos seus direitos, pelo chão e pelo pão.
É sabido também que os mesmos abastados se vestem com a capa de uma falsa moralidade ética respaldada pelo direito “constitucional” à propriedade privada e que utilizam a sua maneira do arcabouço jurídico para neutralizar e impedir que a justiça seja feita neste país.
Estes sete Trabalhadores estão sendo acusados de praticar crimes ambientais, por ter derrubado algumas árvores de pequeno porte para construir suas barracas e abrigar-se. De sujar a água com o suor de seus corpos e por suposta caça de um animal silvestre e a eles a dureza da lei. Entretanto, os fazendeiros do agronegócio, na calada da noite eliminam toda uma floresta, envenenam córregos e rios, sepultam nascentes e olhos d’águas e promove a morte de centenas de outros animais e são considerados pelo estado heróis do desenvolvimento.
Em tempo afirmamos que não somos a favor da barbárie, contudo, exigimos justiça para todos e que ela não contribua ainda mais em penalizar aqueles já penalizados, pela injusta e inglória história de ocupação e apoderamento das riquezas deste país.
“Diz que de nós emana todo o poder, mas se rebelamos é sobre nós que marcham os exércitos” - Eduardo Alves Costa
Fórum Estadual pela Reforma Agrária e Justiça no Campo
CPT – MST/GO – MLST – FETRAF/GO – FETAEG - TERRA LIVRE – MVTC – MBTR – MPA – MCP – MMC
MAB – FÓRUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA – ANDES – CUT – ONLUTAS - TM/PT– DCE/UFG
ASSINCRA - NAJUP - SINDSAÚDE – SINTSEP