Nesta quinta, às 9h, a Câmara dos Deputados realiza o seminário "Eldorado dos Carajás 15 anos de impunidade", no auditório Nereu Ramos, em Brasília. O ato contará com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Maria do Rosário (Direitos Humanos), além do dirigente nacional do MST, João Paulo Rodrigues. A atividade, proposta pelo deputado federal, Marcon (PT-RS), é uma forma de reavivar a memória daqueles que perderam a vida lutando pela realização da Reforma Agrária. O seminário também faz parte da Jornada de Lutas por Reforma Agrária do MST.
Por Mayrá Lima e Josiane Canterle - da Página do MSTO 17 de Abril é Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária, de acordo com decreto assinado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, a partir de proposição da então senadora Marina Silva.
Nesta quinta, às 9h, a Câmara dos Deputados realiza o seminário "Eldorado dos Carajás 15 anos de impunidade", no auditório Nereu Ramos, em Brasília.
O ato contará com a presença dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e Maria do Rosário (Direitos Humanos), além do dirigente nacional do MST, João Paulo Rodrigues.
A atividade, proposta pelo deputado federal, Marcon (PT-RS), é uma forma de reavivar a memória daqueles que perderam a vida lutando pela realização da Reforma Agrária.
O seminário também faz parte da Jornada de Lutas por Reforma Agrária do MST.
“É para não deixar esquecida esta sangrenta história, para denunciar a impunidade das autoridades que milhares de militantes do MST se colocam em marcha durante o mês de abril, na jornada de lutas, e que nós lutamos aqui no parlamento, para que a Reforma Agrária aconteça”, disse Marcon.
O Massacre
No dia 17 de abril de 1996, 19 Sem Terra do Pará foram assassinados e mais 69 foram mutilados durante uma operação da Polícia Militar, no município de Eldorado dos Carajás, no Pará.
A chacina ocorreu quando 1.500 trabalhadores rurais estavam acampados na região fizeram uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras.
Já se passaram 15 anos desse triste episódio sem que ninguém fosse punido. O Massacre de Eldorado dos Carajás mancha a história do Brasil; um retrato infeliz da ação do latifúndio brasileiro contra a Reforma Agrária.
O Seminário Eldorado dos Carajás é um momento de reavivar a memória daqueles que tombaram na luta pela democratização da terra. Um momento de reacender a mística que anima a luta de tantos trabalhadores e trabalhadoras que querem justiça social.
Seminário Eldorado dos Carajás: 15 anos de impunidade
Onde: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados. Brasília, DF.
Horário: 9h
Programação
09h - Abertura: Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Marco Maia, Deputado Marcon (proponente);
10h- Eldorado dos Carajás: 15 anos de impunidade -; Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; João Paulo Rodrigues (MST); Senadora Ana Rita
12h – Falas de encerramento