CPT Xinguara divulga Nota exigindo apuração do despejo de 29 famílias do Acamapamento "Pé da Serra", no PA Colônia Verde Brasileira, no Pará.
No dia 02 de outubro, pela segunda vez, o fazendeiro João Moreira, acompanhado de um genro e de duas camionetes com cerca de 10 pistoleiros fortemente armados chegaram ao Acampamento "Pé da Serra", no PA Colônia Verde Brasileira, no Pará, ocupado ilegalmente pelo referido fazendeiro. As famílias – que haviam sido expulsas pelos pistoleiros em 03 de agosto – estavam novamente acampadas.
Os pistoleiros, então, atiraram contra as famílias, que fugiram apavoradas pela mata. José Jorge Santos, pai de duas crianças foi baleado na perna e teve que ser internado. O acampado José dos Santos Cristalino da Silva, deficiente físico e pai de 4 crianças, foi brutalmente jogado no chão e pisaram no seu peito. A senhora Doraci levou um tapa no rosto e caiu no chão.
Detiveram o Sr. Paulo Cesar Costa Maia, sob a alegação de que o mesmo havia denunciado o fazendeiro João Moreira, numa referencia à Representação assinada pelo trabalhador e protocolada no Ministério Público. Ele foi entregue para a policia e ficou detido durante 02 dias.
Diante disso, mais uma vez, exigimos:
- a apuração dos crimes do fazendeiro João Moreira;
- a máxima agilização do processo de retomada da área pelo INCRA, a fim de evitar novas tragédias;
CPT Xinguara