Um grupo com cerca de 150 famílias de sem-terra ligadas ao Movimento Terra Livre ocupou a Fazenda denominada de CIMA, que possui aproximadamente 600 hectares, localizada no município de Faina, em Goiás. As famílias são de acampamentos da região e chegaram na propriedade por volta das 02h:00, na madrugada deste sábado (31/10/2015).
(Fonte: Movimento Terra Livre)
O Movimento cobra agilidade nos processos de desapropriação e novas vistorias de fazendas para assentar as centenas de famílias acampadas, como também cobra do Governo Federal a recomposição do orçamento da Reforma Agrária, que foi cortado no ajuste fiscal lançado pelo governo. Outra reinvindicação é o plano de metas de número de famílias a serem assentadas.
A fazenda em questão se encontra sequestrada pela justiça em favor do Banco do Brasil (BB) na agência da Cidade de Goiás. A justiça nomeou o próprio gerente da agência como fiel depositário, quando, nestes casos, o banco deve levar à fazenda a leilão judicial com objetivo de recuperar os ativos financeiros.
O movimento reivindica que a Fazenda deve ser destinada para a Reforma Agrária, tendo em vista que há um termo de cooperação entre INCRA e BB que prevê a preferência do INCRA na aquisição de imóveis nestas situações.
Solicitamos ao INCRA que estabeleça contato com o gerente do BB, assim como com o juiz do processo, para estabelecer a negociação no intuito de arrecadar a área para a Reforma Agrária.