O Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração divulgou nota repudiando a ameaça e se solidarizando com Adair Pereira de Almeida, da comunidade Vale das Cancelas, em Grão Mogol (MG), ameaçado de morte no dia 1º de agosto.
(Comitê e Padre João)
O Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração repudia toda e qualquer ameaça ao nosso companheiro Adair Pereira de Almeida, sofrida no dia 01/08/2015 no município de Grão Mogol, MG.
Segundo testemunhas, três indivíduos que se passavam por policiais de Belo Horizonte, chegaram ao portão às 07h30, apresentando distintivos da polícia e dizendo que se alguém da comunidade se aproximasse da Fazenda Francisco, seriam recebidos à bala.
As lideranças Gerazeiras da região estão vulneráveis e pedem às autoridades estaduais que investiguem e punam os grileiros de terra que estão a serviço da AJR Energética.
Nós do Comitê, nos solidarizamos ao Companheiro Adair e demais lideranças gerazeiras de Grão Mogol e pedimos que as autoridades tomem as medidas cabíveis.
Secretaria Comitê em Defesa dos Territórios Frente a Mineração
Denúncia
Em reunião ordinária da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia de Minas Gerais, no dia 5 de agosto, Adair, que é da comunidade Vale das Cancelas, em Grão Mogol (MG) relatou as ameaças de morte que vem sofrendo por parte de seguranças de empresas que plantam eucalipto na região. Foi registrado boletim de ocorrência policial M9506-2015-0000890 no dia 01/08.