Segundo informações do Blog do Gusmão, no último domingo (6), em Santana, distrito de Ilhéus próximo a Buerarema, um índio foi queimado na frente do filho. A casa da família também foi incendiada. Ainda não há informações sobre a identidade da vítima. O caso já foi confirmado pela polícia.
(Fonte: Blog do Gusmão)
Conforme apuramos, houve troca de tiros em uma área retomada pelos Tupinambás. Além da vítima fatal, outras duas pessoas foram feridas por disparos (não sabemos se também são indígenas).
Nesta terça-feira (8), na 7º Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), a delegada Andréa Oliveira confirmou que esta informação chegou ao conhecimento da Polícia Civil. No entanto, nos informou que a investigação desse crime compete à Polícia Federal (PF).
Em contato com este blog, um agente federal afirmou que o corpo da vítima foi recolhido pelo Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.
Segundo ele, a princípio, a investigação compete à Polícia Civil. Caso a apuração relacione o homicídio ao conflito pela terra entre empresas, produtores rurais e Tupinambás, a competência será da PF. Isto porque o crime assumirá o caráter de questão coletiva.