Na manhã de ontem, 24 de março, 80 famílias Sem Terra ocuparam a Fazenda Imbiguida, no município de Casserengue (PB). Logo na chegada, 15 homens armados começaram a atirar nas famílias. Um dos disparos atingiu o agricultor Erinaldo Pereira de Oliveira que se encontra no hospital de Trauma, em Campina Grande.
(página do MST)
O conflito se arrasta há mais de 8 meses, desde a primeira ocupação feita no dia 25 de Julho de 2013.
O pedido de desapropriação da área já foi feito ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao governo do estado, mas nenhuma das autoridades deram informações sobre o processo de desapropriação.
Solidariedade
Em consequência da violência do latifúndio, os Sem Terra receberam solidariedade de defensores da Reforma Agrária e de amigos e amigas do Movimento.
Na tarde desta terça-feira (25), representantes do Núcleo de Estudos de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Comitê Memória, Verdade e Justiça e do Conselho Estadual de Diretos Humanos farão uma visita ao acampamento para acompanharem de perto as denúncias de violência sofrida pelos camponeses.
A propriedade pertence ao Doutor Leonardo e, segundo os Sem Terra, os 2 mil hectares da Fazenda Imbiguida estão improdutivos e abandonados, por isso exigem a desapropriação da área para que seja destina a Reforma Agrária.
As famílias prometem permanecer na fazenda até que Incra o governo do estado solucione esse conflito.