Terras disputadas por posseiros e políticos, entre eles a senadora Kátia Abreu, será pauta de uma audiência pública amanhã, 05 de fevereiro, a partir das 11 horas.
O Ministério Público Federal acatou o pedido de camponeses e posseiros da cidade de Campos Lindos, para a realização de uma audiência pública com o objetivo de discutir os conflitos que cercam o Projeto de Soja Campos Lindos. A audiência será realizada amanhã, 05 de fevereiro, a partir das 11 horas, no Clube do Adão Pato (rua Tiradentes, nº 57)
O projeto Campos Lindos é palco de conflitos desde a segunda metade dos 1990, quando o governador Siqueira Campos decretou de "utilidade pública", em 1996, uma área de 105 mil hectares, na qual viviam famílias de posseiros, para implantar um projeto de produção agrícola. Essa área foi dividida em parcelas de 1,2 mil hectares, que foram destinadas a um grupo seleto de pessoas incluindo políticos. A lista dos felizardos fora preparada pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, presidida por Kátia Abreu (PSD-TO), então deputada federal pelo ex-PFL. Ela mesma foi uma das beneficiárias. Posseiros e camponeses foram expulsos da área, onde viviam e produziam há 50 anos.
Denúncias sobre o caso foram feitas pela Comissão Pastoral da Terra e pelos próprios posseiros. Juarez Vieira, um dos posseiros expulsos da área, chegou a registrar a denúncia na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília, em 2005. Entretanto, nada foi feito até o presente momento.
A audiência discutirá, também, os impactos sociais e ambientais do projeto de soja de Campos Lindos que, entre outros problemas, vem provocando a intoxicação de pessoas na região, pelo uso de agrotóxicos. A regularização de posseiros da região de Rancharia e da fazenda Sussuarana, e a implantação da unidade de conservação Parque Serra da Cangalha, também serão discutidas na ocasião.
_________________________
Audiência Pública projeto Campos Lindos (TO)
Data: 05/02/2013
Hora: a partir das 11h00
Local: Clube do Adão Pato - rua Tiradentes, nº 57 – Campos Lindos (TO)
Maiores informações:
Silvano Rezende – (63) 9213-7327 / 8486-7315