Confira denúncia da CPT e de outras organizações de Xinguara (CPT) sobre conflito envolvendo fazendeiro de Goiânia (GO). Veja o documento na íntegra:
No domingo, dia 29 de julho, às oito horas, o fazendeiro Sebastião Alves Ribeiro Filho, de Goiânia (GO), suposto proprietário da fazenda Nobel, no município de Santana do Araguaia, Sul do Pará, chegou de camionete particular na entrada da fazenda, ocupada por 80 famílias de lavradores. Quatro Policiais Militares do Grupo Tático, armados, saíram da camionete e entraram na fazenda atirando para cima para amedrontar as famílias.
Enquanto isso, o fazendeiro acompanhado de seu gerente, Juraci, conhecido pelo apelido de “Preto”, seu advogado, Dr. Carlos Eduardo Teixeira Chaves, de Redenção (PA), e mais três homens armados permaneciam na entrada. Os Policiais sob o comando do Cabo Almeida, foram até a casa da Associação dos Acampados e revistaram quarenta trabalhadores rurais presentes, dizendo que buscavam armas, pois o gerente tinha feito uma denúncia contra eles.
Os policiais não encontraram nenhuma arma, e anotaram os nomes das pessoas, fotografando-as, anotando ainda os números das placas das motos e pressionando os moradores para sair da terra. Os dirigentes da Associação e membro da direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Araguaia, disseram que sairiam apenas mediante ordem judicial.
Os PM’s também vasculharam varias casas, mesmo sem mandado de busca e apreensão ou situação de flagrante delito, ou seja, únicas situações que autorizariam tal medida. Foram embora às 16 horas do mesmo dia.
A fazenda Nobel do Pará foi destinada à reforma agrária através de decreto assinado pelo presidente da República, no fim de dezembro de 2009. Mas, a vistoria da fazenda feita pelo INCRA foi anulada pela Justiça Federal, em Brasília. O INCRA recorreu e o processo se encontra no Superior Tribunal de Justiça. As famílias moram na área destinada à reforma agrária, com suas crianças; têm roças, plantações, pomares, criações de porcos, galinhas, para se sustentar.
As famílias da Fazenda Nobel e os representantes da “Associação dos Pequenos Produtores Rurais Brasil Novo” fizeram ocorrência na Delegacia de Policia de Santana do Araguaia das arbitrariedades e abuso de poder dos PM’s, e denunciaram esses fatos à Corregedoria da Polícia de Redenção e ao Ouvidor Agrário Nacional.
As entidades abaixo assinadas:
-Repudiam, mais uma vez, o conluio da Polícia com os fazendeiros, usando de meios ilegais para defender seus interesses pessoais
-Exigem apuração rigorosa dos fatos e punição dos responsáveis.
Xinguara, 02 de agosto de 2012.
Associação dos Pequenos Produtores Brasil Novo
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Araguaia
Comissão Pastoral da Terra de Xinguara