COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

Nesta segunda-feira (06/12), às 19 horas (Horário de Brasília), ocorrerá, a atividade de encerramento do curso de extensão Massacres no campo na Nova República: crime e impunidade – 1985-2019. A ação é resultado do IPDMS em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Universidade de Brasília (UnB).

Com debates em torno da questão agrária, conflitos no campo no Brasil, grilagem de terras, expansão de fronteiras agrícolas e massacres no campo perpetuados por agentes do Estado e do latifúndio, o curso passou pela necessidade de compreensão de dados e produções de interpretações possíveis da realidade, incluindo debates criminológicos críticos.

Com quase 100 participantes, oriundos de turmas de Direito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), de movimentos sociais e das pastorais sociais, nos encontros, tiveram acesso a vídeos-debate gravados e trocas sobre análises dos conflitos no campo. O curso contou com percepções vindas tanto do espaço acadêmico, de pesquisadoras e pesquisadores, quanto de quem vivencia o enfretamento.

Ao longo do ano de 2021, a ação foi organizada em 3 módulos: (i) Violência e conflitos no campo; (ii) Metodologia da pesquisa; (iii) Conflitos socioambientais e a violência na Amazônia. Nos fóruns de discussão, organizado pela plataforma Aprender.UnB, utilizando o software livre Moodle, os cursistas compartilharam experiências, acúmulos teóricos e reflexões a partir das diversas regiões do país. Ao final de cada módulo, uma atividade virtual síncrona os reunia para trocar sobre os conteúdos articulados.

Após a atividade de encerramento, cada participante terá 3 meses para elaborar o trabalho final do curso, que poderá se configurar no formato de artigo, de poética escrita ou visual (poemas, crônicas, desenhos, fotografias etc). O IPDMS avaliará os trabalhos aprovados para a edição dos “Cadernos Insurgentes”, com coleções criadas em homenagem a Leminski e Belchior: “Pedras e galos”, “Noites de estrela” e “Poemas em quintais”.

Mais informações:

conflitosnocampo@gmail.com

(64) 984453122

(91) 989382494

_______

Encerramento do curso de extensão Massacres no campo na Nova República

Dia: 6/12 (segunda-feira)

Hora: 19h