“Encontro com os Defensores de Direitos Humanos e Sociedade Civil” foi realizado em Belém. No evento foi apresentado ao representante da União Europeia um ofício contendo reivindicações das organizações acerca da proteção de povos e comunidades tradicionais
Com informações da CPT-Regional Pará
Imagens: SDDH
Organizado por Human Rights Watch (HRW), Comissão Pastoral da Terra (CPT) Regional Pará e Sociedade Paraense de direitos Humanos (SDDH), o “Encontro com os Defensores de Direitos Humanos e Sociedade Civil” reuniu lideranças ameaçadas, pessoas que lutam pela defesa de direitos humanos e representantes de entidades da sociedade civil organizada. O encontro foi realizado na segunda-feira (29 de novembro) na capital paraense.
À ocasião CPT, SDDH e Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap) apresentaram um documento contendo informações sobre a realidade da Amazônia e uma lista de pedidos solicitando aos Estados Democráticos da União Europeia e ao Parlamento Europeu, que cobrem do Estado brasileiro medidas concretas no combate à violência e ao abuso de autoridade que ocorrem no país.
Guerra química contra as comunidades
A reunião foi motivada em decorrência da primeira visita ao Brasil do Representante Especial da União Europeia para os Direitos Humanos, Eamon Gilmore.
O documento traz dados de conflitos compilados pela CPT e foi apresentado à comissão sob o propósito de solicitar aos países europeus, dentre diversas demandas, que considerem a procedência de commodities brasileiras, a fim de verificar se os produtos possuem origens ligadas a conflitos.
Confira o documento na íntegra: