COMISSÃO PASTORAL DA TERRA

 

 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e parceiros, anunciaram em meados de julho os vencedores do 12° Prêmio Equatorial em reconhecimento às comunidades locais e indígenas de todo o mundo. As organizações premiadas apresentam soluções inovadoras para a preservação da natureza e da biodiversidade, alcançando também seus objetivos de desenvolvimento local mesmo em tempos de pandemia. Entre mais de 600 indicações de 126 países, selecionadas por um Comitê Consultivo Técnico de especialistas de renome internacional, a COOPCERRADO foi uma das vencedoras.

(informações CEDAC)

A COOPCERRADO (Cooperativa Mista de Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias turísticos do Cerrado) é uma Rede comunitária de mais de 4.600 famílias que cultivam de forma sustentável frutas, plantas e sementes do Cerrado, comercializando de maneira Orgânica, com marketing criativo, elevando tanto o prestígio dos produtos do Cerrado quanto o sustento local para 26.000 pessoas.

Os vencedores do Prêmio Equatorial terão a oportunidade de participação em eventos associados à Assembleia Geral da ONU e do Nature for Live Hub. A Cerimônia de premiação acontecerá virtualmente no dia 04 de Outubro.

A CoopCerrado é uma iniciativa que contou com o apoio do CEDAC – Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado. Criado em 2000, em meio ao avanço acelerado do agronegócio no Cerrado, o Cedac é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve assessoria popular aos processos de organização político-comunitários dos agroextrativistas do Cerrado que constroem a Rede de Comercialização Solidária. A atuação do Cedac parte do notório saber das populações agroextrativistas sobre um território para um processo de assessoria, buscando estratégias de fortalecimento da organização social, cultural e da economia agroextrativista.