Nesta última quarta-feira (23), o MST de Goiás realizou uma atividade para retirada e envio da pedra para o Bosque Memorial da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), no assentamento Mosquito, em Goiás Velho/GO. A atividade ocorreu em parceria com várias entidades da classe trabalhadora, como igreja, partidos, movimentos sociais e sindicatos.
Foi a partir do Assentamento Mosquito, em 12 de agosto de 1985, que se deu a origem do MST no Estado de Goiás. Ao todo, são 36 anos de lutas, conquistas, resultados positivos e aprendizados que vão incorporados na pedra que dali sai para eternizar-se de forma simbólica no Bosque Memorial.
A pedra foi entregue por 3 gerações de mulheres: mãe, filha e neta. Todas residentes no assentamento. A mãe é liderança local, a filha fez Licenciatura em Educação do Campo, e é educadora popular, e a neta cursa Direito/PRONERA pela UEG/Goiás. Da mesma forma como lá na sua gênese, quando somente com a solidariedade entre todas as organizações dos trabalhadores foi possível a criação do MST no estado, agora, novamente, a solidariedade foi a marca para a retirada e envio da pedra.
Logo em seguida, na Praça Central da cidade foram plantadas mudas de árvores e flores, para, de forma simbólica, representar o lançamento do Plano Nacional Plantar Arvores, Produzir Alimentos Saudáveis, naquele município. Também foi realizada reunião para o planejamento das atividades futuras.
Foto: Dagmar Talga/Ascom - Prefeitura de Goiás