Cerca de 40 coletivos, organizações, partidos e movimentos somaram-se a uma centena de feministas e mulheres para organizar as ações unitárias do Dia Internacional da Mulher este ano, em Goiás.
Neste 8 de março, a principal ação organizada do movimento 8M Goiás será a Super Live Feminista, que tem como tema: “A Vida das Mulheres Importa: Fora Bolsonaro e Mourão”. A transmissão acontece às 19:30 horas, pela página do facebook /8Mgoias. O evento substituirá a carreata e ato político cultural em função do lockdown decretado no estado.
A principal denúncia é referente à grave crise econômica, social e política que o Brasil atravessa, a qual decorre não apenas da Covid-19, mas principalmente da política de morte do governo Bolsonaro. "Temos consciência que só a organização e a mobilização popular podem barrar o caos e salvar vidas do povo brasileiro, garantindo vacina, auxílio emergencial, direitos e políticas públicas que promovam a dignidade para todas as pessoas".
A Super Live Feminista contará com a mensagem de 32 representantes do movimento feminista e social, levantando as bandeiras prioritárias da luta das mulheres em Goiás: Enfrentamento e prevenção a violência contra as mulheres e crianças e o feminicídio; Pela vida das mulheres negras e a a garantia do direito de trabalho e renda; Por soberania alimentar para o campo e a cidade e o fim da destruição ambiental; Pela divisão compartilhada do trabalho doméstico, reprodutivo e do cuidado e não a sobrecarga e exploração das mulheres; Por solidariedade às categorias da Educação, da Saúde e à Cultura Popular; Por volta às aulas presenciais somente após a vacinação; Pelo respeito aos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, não criminalização e legalização do aborto.
Somam-se ainda às bandeiras prioritárias do Dia Internacional das Mulheres em Goiás o fim dos despejos e a garantia dos direitos humanos das mulheres em situação de cárcere.
Uma série de outras ações acontecerão durante todo o mês de março. A programação completa está disponível nos endereços do facebook: 8M Goiás e na página do Instagram: @8mgoiás.